Registro de Ponto
Neste nicho o usuário tem os relatórios referentes a ações interligadas diretamente aos registros de ponto. Clicando no ícone referente, o sistema leva o usuário para a página correspondente para serem realizadas as ações.
Essa página é formada por 3 blocos que direcionam o usuário para a emissão do relatório. São eles:
3.1 – Dados básicos
Neste bloco o usuário def ine o tipo de relatório e a sua respectiva nomenclatura.
Composto pelos campos:
3.1.1 – “Relatórios disponíveis”, este campo é responsável pelos tipos de relatórios deste ícone, disponibilizados pelo sistema.
Como os tipos são inseridos pelo sistema, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções: Geolocalização, Justificativa (Abonos), Marcações do App/ Web, Marcações do REP, Marcações do REP Modificado, Sábados Trabalhados, Solicitações e Tratativas de Ponto.
Mediante a seleção dessas opções, os outros blocos sofrem modificações em seus campos para se adequarem a cada tipo de relatório. Com o tipo de relatório selecionado, o sistema gera ao usuário o bloco “Configurações”.
Esse bloco traz as flags que são campos habilitadores de características específicas. Estes habilitadores são de uso facultativo, mediante a necessidade do usuário de adicioná-lo àquela faixa de extra, ou não.
Por padrão, ficam na cor cinza
Ao ser habilitado, na cor azul.
3.1.1.1.1 – Flag “Incluir colaboradores demitidos”
Habilitando esta flag, o usuário indica ao sistema que além dos colaboradores ativos, na exportação do relatório os demitidos também serão levados em consideração. Esta flag aparecerá para o usuário quando selecionar todas as opções de relatórios disponíveis.
3.1.1.1.2 – Flag “Remover quadro de horário”
Habilitando esta flag, o usuário indica ao sistema que ele não poderá visualizar o quadro de horário no relatório. Esta flag aparecerá somente para o usuário quando selecionar a opção de relatórios disponíveis: Marcações de REP.
3.1.1.1.3 – Flag “Exibir linhas com cores alternadas (zebrada)”
Habilitando essa flag, o usuário indica que gostaria de exportar o relatório com as linhas de cores alternadas. Essa flag aparecerá para o usuário quando ele selecionar todas as opções de relatórios disponíveis.
3.1. 2 – “Empresa”, neste campo o usuário escolhe a instituição correspondente dentro do grupo socioeconômico para realizar a ação.
3.1.3 – “Nome do Relatório”, neste campo o usuário inclui a nomenclatura do relatório.
Observação
01 – Este campo é obrigatório. Sendo assim, o seu preenchimento é essencial, caso o usuário tente finalizar a ação sem preenchê-lo o sistema impede a ação, aler tando da obrigatoriedade e tornando o campo vermelho.
3.2 – Filtrar por (opcional)
Este bloco é de uso opcional, nele o usuário filtra as informações que serão apresentadas no relatório. Inicialmente ele fica com o seu campo “Tipo de Filtro” desabilitado, pois o usuário ainda não selecionou nenhuma informação no bloco “Dados básicos”.
Selecionando o relatório, o campo habilita-se, permitindo que o usuário inclua os filtros. Para cada tipo de relatório esse campo mostrará opções de filtros diferentes. Alguns dos filtros aparecerão em todos os modelos de relatórios, outros são específicos.
Se quiser, pode selecionar mais de um, como mostrado na imagem abaixo.
Mais de um
Ou ainda, dependendo da sua situação, o usuário pode selecionar todos os filtros, como demonstrado na imagemabaixo.
Os filtros são:
3.2.1 – “Centro de custo”, permite que usuário selecione qual centro de custo aparecerá no relatório. Esse campo já vem com os nomes dos centros de custo cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
Observações
01 – Para que apareçam os nomes dos centros de custo, é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Centro de Custo”.
02 – Este filtro aparecerá para o usuário quando selecionar as seguintes opções de relatórios disponíveis: Geolocalização, Justificativa (Abonos), Marcações do App/Web, Marcações do REP, Marcações do REP Modificado e Tratativas de Ponto.
3.2.2 – “Colaboradores”, para selecionar qual colaborador aparecerá no relatório. Esse campo já vem com os nomes dos colaboradores
cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
Observações
01- Para que os nomes dos colaboradores apareçam, é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastro/Colaboradores”.
02 – Este f iltro aparecerá para o usuário quando ele selecionar todas as opções de relatórios disponíveis, exceto “Sábados Trabalhados”.
3.2.3 – “Datas”, para selecionar qual o período será filtrado. No campo data, o sistema traz a opção “Período de Marcação” como única opção a ser selecionada para todas as opções de Relatórios Disponíveis, exceto “Solicitações”.
Junto a esse campo, o sistema apresenta o campo “Período”, no qual o usuário seleciona, dentre as opções do sistema, qual será o intervalo de tempo desejado. Como as opções já estão no sistema, ao clicar no campo, ele mostra as opções.
Observação
01 – Este f iltro aparecerá para o usuário quando selecionar todas as opções de relatórios disponíveis, exceto “Sábados Trabalhados”.
3.2.4- “Departamentos”, para selecionar qual o departamento dos colaboradores que aparecerão no relatório. Esse campo já vem com os nomes dos depar tamentos cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
Observações
01 – Para que apareçam os nomes dos depar tamentos, é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastros/Departamentos”.
02 – Este f iltro aparecerá para o usuário quando ele selecionar todas as opções de relatórios disponíveis, exceto “Sábados Trabalhados”.
3.2.5 – “Funções”, para selecionar quais são as funções dos colaboradores que aparecerão no relatório. Esse campo já vem com os nomes das funções cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
Observações
01 – Para que apareçam os nomes das funções, é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastros/Funções”.
02 – Este filtro aparecerá para o usuário quando ele selecionar todas as opções de relatórios disponíveis, exceto “Sábados Trabalhados”.
3.2.6 – “Justificativa”, para selecionar quais são as funções dos colaboradores que aparecerão no relatório. Esse campo já vem com os nomes das funções cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
Observações
01 – Para que apareçam os nomes das justificativas, é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastros/Justificativas”.
02 – Esse filtro aparecerá para o usuário somente quando ele selecionar a opção Justificativa (Abonos).
3.2.7 – “Origem dos Registros”, para selecionar as formas e os meios de batidas que aparecerão no relatório. Clicando nessa opção, o sistema gera o campo “Origem”, por meio dele o usuário seleciona a opção correspondente. Este campo já vem com os nomes das origens cadastradas pelo sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
Observações
01 – Este filtro aparecerá para o usuário somente quando ele selecionar a opção Marcações do App/Web.
3.2.8 – “Total de Registro do dia”, para selecionar a quantidade de batidas que aparecerão no relatório. Clicando nessa opção, o sistema gera o campo “Tipo do dia”, por meio dele o usuário seleciona a opção correspondente. Este campo já vem com os nomes dos tipos cadastrados pelo sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
Observações
01 – Este filtro aparecerá para o usuário somente quando ele selecionar a opção Marcações do App/Web.
3.2.9 – “Status”, para selecionar a circunstância da solicitação que aparecerá no relatório. Este campo já vem com os nomes dos tipos cadastrados pelo sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
Observações
01 – Este filtro aparecerá para o usuário somente quando ele selecionar a opção Solicitações.
3.2.10 – “Tipo”, para selecionar a categoria da solicitação que aparecerá no relatório. Este campo já vem com os nomes dos tipos cadastrados pelo sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
Observações
01 – Este filtro aparecerá para o usuário somente quando ele selecionar a opção Solicitações.
3.3. – Formatos
Neste bloco o usuário define as informações do arquivo.
Composto pelos campos:
3.3.1 – “Formato do arquivo”, neste campo o usuário seleciona a configuração final do documento. Esse campo já vem com os nomes dos formatos de arquivo já cadastrados pelo sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções em PDF ou Excel.
Observações
01 – Dependendo da opção de Relatórios disponíveis que o usuário selecionar, esse campo f ica desabilitado, com a opção pré-definida pelo sistema, indicando que só há um formato disponível para exportação.
3.3.2 – “Formato da impressão”, neste campo o usuário seleciona a configuração de impressão final do documento. Esse campo já vem com os nomes dos formatos dos tipos já cadastrados pelo sistema. Sendo assim, ao clicar no campo,torna-se de seleção com as opções: Paisagem (horizontal) ou Retrato (Ver tical).
Observação
01 – Este campo é obrigatório, sendo assim, ao tentar salvar a ação sem preenchê-lo o sistema bloqueia o movimento, alertando o usuário sobre isso e deixando o campo vermelho.
Sob os blocos, o sistema traz ao usuário o botão “Editar Colunas”. Esse botão permite que o usuário modifique as colunas que aparecerão no relatório.
Clicando nele o sistema gera a caixa suspensa de referência.
Composta por:
01 – Título da caixa suspensa;
02 – “Campos de seleção”, a partir deste campo o usuário define o status da coluna.
Ele pode ficar nas seguintes cores:
– Cinza com o check branco – significa que é uma coluna obrigatória neste modelo de relatório, predefinida pelo sistema e não habilitável.
– Contorno Cinza e preenchimento branco – significa que é uma coluna, até o momento desabilitada, sendo assim, o usuário pode habilitá-la a qualquer momento.
– Azul com o check branco – significa que é uma coluna habilitada, sendo assim, aparecerá no relatório.
03 – Abaixo aos campos de seleção por meio do botão “Marcar/Desmarcar todas”, o sistema permite ao usuário apagar ou adicionar todos os campos, dando a possibilidade de começar a seleção novamente.
Observações
01 – As colunas marcadas com contorno Cinza e preenchimento branco ou azul com o check branco são mutáveis, ou seja, podem ser habilitadas ou desabilitadas a todo momento antes da emissão do relatório.
02 – Essa caixa suspensa não é a mesma para todos os tipos de relatórios disponíveis, dependo do modelo selecionado, os campos a serem selecionados e os predefinidos serão alterados para o correspondente a cada opção.
03 – “Voltar”, para retornar à página “Relatório de Registro de Ponto”.
01 – “Cancelar”, para desconsiderar as ações realizadas e voltar à página “Relatório”.
02 – “Salvar”, para finalizar a ação. Com os campos preenchidos, clicando no botão “Salvar” o sistema atualiza a página “Novo Relatório de Registro de Ponto”.
Emitindo a notificação “Relatório criado com sucesso”.
03 – “Exportar”, este botão é para o usuário exportar o relatório gerado. Em sua primeira instância fica desabilitado, só se habilitando
mediante o salvamento dos campos através do botão “salvar”.
Ao salvar os campos, esse botão se habilita e fica na cor verde mais escuro.
Ao clicar nesse botão o sistema faz o processamento, e efetua o comando da exportação. Exportando o arquivo, o sistema gera a caixa suspensa de confirmação.
A caixa suspensa é composta por:
01 – O símbolo do arquivo enviado;
02 – Mensagem de afirmação, informando que o arquivo está sendo gerado;
03 – Mensagem de informação de acompanhamento do arquivo;
04 – “Fechar”, para voltar à página “Registro de ponto”;
05 – “Acompanhar progresso”, clicando nesse botão, o sistema abri rá a página “Lista de exportações”, no qual ele pode acompanhar o arquivo sendo expor tado.
Após gerar o relatório, o sistema salva as informações, e ela será inserida na página “Relatórios”, em “Todos os Relatórios” e “Registro de Ponto”, que por sua vez deixará de ser “vazia”.
Para visualizar o relatório gerado, é necessário que o usuário vá à página “Exportação/Lista de Exportação” e baixá-lo. Dependendo da opção que o usuário escolher, ele verá um documento semelhante ao da imagem ao lado, composto pelas informações do sistema:
Como este relatório é do nicho “Registro de ponto”, em sua visualização o sistema traz o ícone de representação impressoao relatório como identificador.