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Ponto Diário

A página “Ponto Diário” é a primeira ramificação do ícone “Apuração”, a partir dela o usuário pode visualizar todas as marcações realizadas por seus colaboradores em um dia específico.

Localizado na primeira ramificação do décimo ícone do Menu, simbolizado pelo ícone abaixo:
I1354 - Ícone Ponto Diário

Ao clicar, o usuário será levado a página de referência.
I2192 - Página Ponto Diário
Visualizando a página, você encontrará os botões padrões de todas as páginas, juntamente com as outras ferramentas e suas funcionalidades.

I2193 - Página Ponto Diário - botões padrõesI1847 - Foto do usuárioI19 - Ícone conversar com o atendente

Ao visualizar a página “Ponto diário” o usuário encontrará o bloco “Dados básicos”, com os filtros iniciais que o direcionaram a página com os registros.

I2460 - Bloco Dados básicos -10.1

Composto por:
01 – “Data”, neste campo o usuário seleciona a data correspondente ao dia que será buscado as marcações.

Para adicionar a data correspondente, você terá que clicar no ícone de calendário na par te direita do campo.
I176 - Icone de Calendário
Ao clicar, o sistema irá direcioná-lo a caixa suspensa de calendário.
I1284 - Calendário - data

Nesta caixa você poderá procurar a data, ao encontrá-la, basta clicar na equivalente. Se preferir, essa data pode ser adicionada manualmente, por meio da digitação do teclado.

Este é um campo obrigatório, a falta de preenchimento não permite o usuário finalizar a ação. Ao tentar salvar sem preenchê-lo, o sistema indica sobre sua obrigatoriedade.

I2194 - Data inválida

03 – “Empresa”, para escolher a correspondente dentro do grupo socioeconômico para realizar o ponto diário.

02 – “Flags” campos habilitadores de características específicas.
Estes habilitadores são de uso facultativo, mediante a necessidade do usuário de adicioná-lo, ou não.

Por padrão, ficam na cor cinza.
I390 - Habilitador cinza
Ao ser habilitado na cor azul.
I391 - Habilitador azul

02.1 – Flag “Todos os colaboradores.”
I874 - Flag Todos os colaboradores
A partir da habilitação desta flag, o usuário informa ao sistema que a ação será feita para todos os colaboradores.

Observações
01 – Habilitando essa flag o sistema tira da visualização do usuário os outros campos.
I1358 - Flag todos colaboradores habilitados - 14.1
03 – “Colaboradores”, neste campo o usuário filtra por qual colaborador que deseja buscar. Esse campo, já vem com os nomes cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
I605 - Colaboradores - ramificações

Observações
01- Para que os nomes dos colaboradores apareçam é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastro/Colaboradores”.

02 – Neste campo o usuário pode selecionar mais de um colaborador para ser buscado.
I1323 - Função - selecionar mais de uma
03 – Este campo é obrigatório, o seu não preenchimento, impede o usuário de seguir com a busca.
I1359 - Colaboradores obrigatórios 14.1

02 – “Função”, neste campo o usuário filtra o tipo de função que deseja buscar.

Esse campo, já vem com os nomes das funções cadastradas no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
I1320 - Função - opções

Observações
01- Para que os nomes das funções apareçam é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastro/Funções”.

02 – Neste campo o usuário pode selecionar mais de um tipo de função para ser buscado.
I1323 - Função - selecionar mais de uma
03 – “Departamento”, neste campo o usuário filtra o tipo de departamento que deseja buscar.

Esse campo, já vem com os nomes dos departamentos cadastrados no sistema.

Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
I1321 - Departamento - opções

Observações
01- Para que os nomes dos departamentos apareçam é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastro/Departamentos”.

02 –
Neste campo o usuário pode selecionar mais de um tipo de departamento para ser buscado.
I1324 - Departamento - selecionar mais de um
No final do bloco tem o botão “Buscar” que direciona o usuário a prosseguir com a busca.

04 – “Buscar”, ao clicar neste botão o sistema salva as informações dos filtros e gera para o usuário o bloco “Ponto diário”, com as informações.
I2195 - Geração do bloco

Bloco Ponto diário
No bloco “Ponto diário”, o usuário poderá visualizar todas as informações referentes às marcações de um dia em específico.
I1361 - Bloco Ponto diário
Sob o título do bloco, no campo esquerdo, o sistema exibe o ordenador de resultados, podendo ordenar a quantidade de resultados/ nomes pelo filtro pré-estabelecido pelo sistema.

Com opções de 10,20,50, ou 100 resultados por página.
I706 - Ordenador de resultados

Por baixo do “Ordenador de resultados” há 5 colunas que orientam o usuário na organização e visualização das empresas.

São elas:

Nome
Na coluna “Nome” está a nomenclatura correspondente a cada colaborador cadastrado.

I1362 - Coluna nome 14.1

Entrada 1/ Saída 1
Na coluna “Entrada 1/ Saída 1” estão as primeiras marcações do dia correspondente a cada colaborador cadastrado.
I1363 - Coluna Entrada 1 - Saída 1

Entrada 2/ Saída 2
Na coluna “Entrada 2/ Saída 2” estão as segundas marcações do dia correspondente a cada colaborador cadastrado.
I1364 - Coluna Entrada 2 - Saída 2

Observações
01 – Ao clicar em qualquer um dos campos de marcação o usuário pode inserir uma nova marcação manual.
I1365 - Inserindo marcação

02 – A quantidade de colunas de marcação depende da quantidade de batidas que o colaborador realiza durante o seu expediente de trabalho.

Ao realizar a ação, o sistema gera automaticamente a caixa suspensa “Ajuste manual”
I1366 - Caixa suspensa - ajuste manual

Composta por:
01 – “Data”
, campo com o dia selecionado.

02 – “Horário”, campo com o horário inserido.

03 – “Motivo”, para o usuário selecionar o motivo pelo qual está realizando a inclusão de marcação manualmente.

Observações
01 – Este campo é obrigatório, a falta de preenchimento impossibilita o usuário de finalizar a ação.

Ao tentar salvar sem preenchê-lo o sistema torna o campo vermelho, informando da obrigatoriedade.
I1367 - Campo motivo obrigatório

04 – “Observações”, neste campo o usuário insere qualquer informação adicional em relação à inclusão que está realizando.

05 – “Tipo de Documento”, neste campo você poderá seletar o modelo, que corresponde a justificação do porquê está inserindo um ajuste manual.

06 -“Selecionar um arquivo”, este campo permite ao usuário fazer upload referente ao tipo de documento desejado. Para prosseguir com essa função, clique no botão “Carregar arquivo”. E o sistema já o direcionará para o explorador de arquivos de seu dispositivo para procurar o documento e anexá-lo.

07 – “Voltar”, neste botão o usuário volta para a página “Ponto diário”.

08 – “Salvar” clicando nele você estará concluindo a ação de inclusão manual.

E o sistema recarrega a página.
I2196 - Ajuste manual - página recarregada

Emitindo a notificação: “Ajuste manual realizado com sucesso.”
I2197 - Notificação Ajuste manual realizado com sucesso

E ao lado da caixa de marcação tem um botão de lixeira, que exclui a marcação manual.
I2198 - Botão de lixeira - ajuste manual

Total Carga Horária
Na coluna “Total Carga Horária” está a quantidade de horas que o colaborador realizou naquele dia.
I1368 - Coluna Total Carga Horária
Opções

Na coluna “Opções” a partir do botão “Ações” o usuário visualiza e realiza várias ações nos registros daquele dia do colaborador.
I1369 - Coluna Opções 14.1

Dentro das opções do botão “Ações”, estão as opções:
I1370 - Botão ações - opções

Opções do dia
Na opção “Opções do dia”, ao ser clicado o sistema gera uma caixa suspensa no qual o usuário pode definir características específicas daquele dia.
I1371 - Opções do dia - caixa suspensa

Composta por:
01 – Título da opção, com o nome do colaborador e a data que está realizando a alteração.

02 – “Flags” campos habilitadores de características específicas.

Estes habilitadores são de uso facultativo, mediante a necessidade do usuário de adicioná-lo, ou não.

Por padrão, ficam na cor cinza.
I390 - Habilitador cinza

Ao ser habilitado na cor azul.
I391 - Habilitador azul

02.1 – Flag “Dia normal”
I1372 - Flag Dia normal

Habilitando essa flag o usuário define esse dia como u dia no qual o usuário tem que realizar todas as respectivas marcações.

02. 2 –
Flag “Folga”
I1373 - Flag Folga
Habilitando essa flag o usuário define esse dia que deveria ser normal, como um dia de folga.

02. 3 –
Flag “Feriado”
I1374 - Flag Feriado

Habilitando essa flag o usuário define esse dia que deveria ser normal, como um feriado.

02. 4 –
Flag “Compensado”
I1375 - Flag Compensado

Ao habilitar essa flag, o usuário define para o colaborador que dependente do horário fixo estipulado em sua carga horária, se neste dia ele completar todas as horas corretamente o sistema computa o seu dia normal.

02.5 –
Flag “Não movimentar Banco de Horas”
I1376 - Flag Não movimentar Banco de Horas

Ao habilitar essa flag, o usuário define que as marcações realizadas não alteram as horas, tanto positivas quanto negativas do banco de horas do colaborador.

02.6 – Flag “Trocar horário do Dia”
I1377 - Flag Trocar horário do Dia

Ao habilitar essa flag, o usuário altera o horário que o colaborador terá que realizar naquele respectivo dia.

O sistema gera o campo “Trocar horário de trabalho”, no qual o usuário pode selecionar o novo horário que o colaborador terá que cumprir naquele dia.
I1378 - Campo Trocar horário de trabalho

Este campo mostra os horários que o usuário cadastrou no sistema anteriormente para que você selecione o novo horário correspondente.
I1379 - Campo Trocar horário de trabalho - opções

01 – Para que os horários apareça neste campo, o usuário tem que cadastrar os horários em “Horários de Trabalho/ Horário Fixo.”

03 – “Almoço livre”, neste campo o usuário define um intervalo de tempo, no qual o colaborador pode realizar o período do almoço sem seguir um horário estipulado em sua carga horária.

04 – “Observação”, neste campo o usuário pode inserir um comentário em relação às alterações feitas nesse dia.

Abaixo das características específicas há os botões que direcionam o usuário.

05 – “Voltar ”, neste botão o usuário retorna à página anterior.

06 – “Salvar ”, clicando neste botão o sistema atualiza a página, voltando para a página “Ponto diário.”
I1380 - Opções do dia - página recarregada

Emitindo a notificação “Opções do dia salvas com sucesso”, conforme a imagem abaixo:
I1381 - Notificação “Opções do dia salvas com sucesso.”

Abonos
Ao clicar na opção “Abonos”, o sistema gera uma caixa suspensa onde o usuário pode incluir o abono das marcações daquele colaborador.
I1382 - Abonos - caixa suspensa

01 – No primeiro momento, quando o usuário ainda não incluiu um abono, o sistema apresenta o campo “+ Adicionar abono”, para ser feita a inclusão e logo abaixo, um balão informativo com a seguinte informação: “Nenhum abono cadastrado”.

Ao clicar no campo “+ Adicionar abono”, o sistema gera a caixa “Configurações do abono”.
I2200 - Caixa suspensa - configuração do abono

Nesta caixa, o usuário configura as informações.

Sendo elas:

01 – “Justificativa”, para o usuário inserir o motivo no qual irá abonar as marcações.

Este campo já mostra os tipos de justificativa cadastrados no sistema para que o usuário selecione a correspondente.
I1384 - Justificativa - opções

01 – Para que os horários apareça neste campo, o usuário tem que cadastrar os horários em “Horários de Trabalho/ Horário Fixo.”

02 – “Tipo de abono”, para o usuário inserir o tipo de abono que será implementado.

Este campo mostra os tipos de abonos já cadastrados pelo sistema, para que o usuário selecione o correspondente.
I1385 - Tipo de abonos - opções

Clicando na opção “Abonar um período do dia”, o sistema gera os campos “Início” e “Fim”, para o usuário inserir o período correspondente.
I2201 - Campos Abonar um período do dia

Se a sua escolha for “Abonar colunas”, o usuário informa as 4 colunas de marcação, dando ao usuário a opção de abonar o conjunto de colunas desejado.
I2202 - Campos Abonar colunas

Observação
01 – Abaixo das marcações por colunas, o sistema gera um alerta informando ao usuário que, se o colaborador tiver realizado alguma batida no intervalo de tempo que serão abonadas as colunas, elas serão automaticamente excluídas.

O sistema também gera as “Flags”, campos habilitadores de características específicas.

Esses habilitadores são de uso facultativo mediante a necessidade do usuário de adicioná-lo, ou não.

Por padrão, ficam na cor cinza.
I390 - Habilitador cinza

Ao ser habilitado, na cor azul.
I391 - Habilitador azul

02.1 – Flag “Utilizar horário do dia”
I1393 - Flag “Utilizar horário do dia”

Ao habilitar essa flag, o sistema entende que todas as colunas de marcação daquele respectivo dia será abonada, conforme a imagem abaixo.
I1392 - Flag “Utilizar horário do dia” - ação

02.2 – Flag “Inserir documento.”

Ao habilitar essa flag, o sistema adiciona arquivos
correspondentes a esse abono.

O sistema gera os campos “Tipo de documento”, no qual o usuário seleciona o tipo de documento correspondente.

Esse campo já mostra os nomes dos tipos de documento cadastrados no sistema para que o usuário selecione o correspondente.

Mas para que os tipos de documento apareçam nesse campo, o usuário tem que cadastrá-los em “Cadastros/Tipos de Documentos”, ou na opção “+ Novo tipo de documento” abaixo das opções cadastradas.
I1387 - Campo Tipo de Documento

O campo “Selecionar um arquivo” permite ao usuário fazer upload do documento desejado. Para prosseguir com essa função, clique no botão “Carregar arquivo”. O sistema o direcionará para o explorador de arquivos de seu dispositivo para procurar o documento e anexá-lo.

03 – “Flags” campos habilitadores de características específicas.

Estes habilitadores são de uso facultativo mediante a necessidade do usuário de adicioná-lo, ou não.

Por padrão, ficam na cor cinza.
I390 - Habilitador cinza

Ao ser habilitado, na cor azul.
I391 - Habilitador azul

03.1 – Flag “Inserir documento.”
I1386 - Flag Inserir documento

07 – “Cancelar”, neste botão o usuário volta para a primeira interface da caixa suspensa “Abono”.

08 – O botão “Salvar”, para concluir a ação de inclusão do abono.
I1386 - Flag Inserir documento

Emitindo a notificação “Ajustes parciais salvos com sucesso”.
I1389 - Notificação Ajustes parciais salvos com sucesso

Observações gerais
01 – Caso o usuário queira rever o abono lançado, basta voltar na mesma função que o sistema informa a realização.
I1394 - Abonos - observação geral

02 – O botão “+Adicionar abono” continua presente na caixa suspensa, mas não permite que o usuário realize um novo abono naquele mesmo dia.

03 – É acrescentada na coluna “Ações”, o botão de cancelamento, no qual o usuário pode deletar o abono criado.

Geolocalização
Na opção “Geolocalização”, o sistema gera uma caixa suspensa na qual o usuário pode visualizar a imagem do colaborador, horário de marcação e o endereço correspondente.
I1395 - Geolocalização

Colunas extras
Na opção “Colunas Extras”, o sistema gera uma caixa suspensa na qual o usuário pode inserir novas colunas de marcação, com os horários das batidas para aquele dia em específico.
I1396 - Adicionar colunas extras

Composta pelos campos:
01 – “Quantidade de pares”, neste campo o usuário seleciona a quantidade de pares de colunas no qual será inserida a mais, além das batidas diárias dos colaboradores.

Elas podem variar entre um ou dois pares de colunas.

Selecionando 1 par de coluna e clicando no botão “+Adicionar colunas extras”, o sistema gera dois campos para inserir os horários com o seu respectivo motivo.
I1397 - Pares 01

Selecionando 2 pares de colunas e clicando no botão “+Adicionar colunas extras” o sistema gera quatro campos para inserir os horários com o seu respectivo motivo.
I1398 - Pares 02

Observação
Independente da quantidade de colunas adicionadas, é necessário que os campos de “horário” e de “motivo” estejam devidamente preenchidos, para que assim, o usuário consiga finalizar a ação.

Ao tentar salvar sem preencher esses campos, o sistema impede a ação e deixa o campo “quantidade de pares” em vermelho, mostrando sua obrigatoriedade.
I1399 - Quantidade de pares - obrigatorios

Abaixo dos campos “Horário”, o sistema fornece o botão “+Adicionar motivo”, para que nessa página o usuário insira no sistema um novo motivo, caso deseje.

Ao clicar nesse botão, o sistema gera a caixa para inserção.
I2205 - Novo motivo

Com isso, o usuário coloca o nome do motivo e no botão criar, você finaliza a ação.
I1401 - Motivo criado

Emitindo a notificação “Motivo criado com sucesso”.
I411 - Notificação motivo criado com sucesso

No final da caixa suspensa do lado direito, o sistema traz dois botões que irão direcionar os usuários.

O botão “Voltar”, para o usuário retornar para a página “Ponto Diário”.

E o botão “Salvar”, para concluir a ação.

Após essa ação, o sistema recarrega a página, levando o usuário à página anterior.
I1403 - Colunas Extras - páginas recarregadas

Emitindo a notificação “Colunas extras adicionadas com sucesso”.
I1402 - Notificação Colunas Extras adicionadas com sucesso

Posteriormente, ele apresenta as novas marcações na área de colunas.
I2208 - Novo par de colunas de marcação

Mapa de Registro
Na opção “Mapa de Registro”, o sistema gera uma caixa suspensa na qual o usuário pode visualizar por meio de um mapa, as coordenadas exatas da hora que o colaborador realizou a marcação.
I1405 - Mapa de Registro

Informações adicionais
Ao clicar na opção “Informações adicionais”, o sistema gera uma caixa suspensa na qual o usuário pode visualizar todas as informações referentes às batidas de um Relógio de Ponto. Além de visualizar o usuário responsável que inseriu, ações como ajuste manual.
I2660 - Informações Adicionais - Ajuste Manual

Observações
01 – Caso não tenha nenhuma integração, o sistema apresenta o balão azul informando sobre essa observação.
I1406 - Informações adicionais - sem informações

Observações gerais
Acima da coluna opções, o sistema por meio do balão legendas, informa ao usuário algumas informações de ícones.
I1407 - Legendas 14.1