Central de Ajuda

Página Relatórios

Após os relatórios serem criados, na página “Relatórios”, o usuário pode visualizá-los.
I2430 - Página de Referência de relatórios 2
Observando a página, o usuário encontra o botão “Criar Relatório”, na página superior as abas, indicando que a qualquer momento, se houver necessidade, o usuário pode gerar um novo relatório.

Lupa
No botão “Lupa”, o usuário poderá buscar um tipo de relatório já cadastrado.
I319 - Ícone Lupa

Ao ser clicado, o sistema abre a caixa de busca da lupa. A partir dessa caixa, o usuário pode digitar o nome do tipo de relatório que deseja buscar.
I320 - Caixa aberta do botão lupa
À medida que é digitado o nome do tipo de relatório, ele aparecerá na área das colunas.
I2431 - Caixa aberta do botão lupa 11
Observações
01 – O botão “Lupa” pode ser visualizado em todas as abas da página “Relatórios”, sendo assim, se o usuário for de aba em aba, consegue filtrar os relatórios correspondentes àquela aba.

O bloco é composto por 7 ramificações que organizam os relatórios criados. Cada uma delas representa um nicho específico de relatórios, sendo assim, ao clicar em cima delas os relatórios daquele nicho em específico são apresentados. E o nicho “Todos os relatórios” apresenta todos os relatórios gerados. Ele também é composto por quatro colunas com as informações, são elas:

Nome
Na coluna “Nome” o usuário encontra a mesma nomenclatura utilizada no campo “Nome do relatório” ao gerar um novo relatório.
I1809 - Coluna nome 15
Modelo
Na coluna “Modelo”, o usuário encontra a mesma nomenclatura utilizada no campo “Relatório Disponíveis” ao gerar um novo relatório.
I1810 - Coluna modelo 15

Tipo

Na coluna “Tipo”, o usuário encontra a nomenclatura dos 6 nichos de relatórios.
I1811 - Coluna Tipo 15
Ações
A coluna “Ações” é a responsável por possibilitar que o usuário faça operações a partir de seus ícones.
I2432 - Coluna Ações 11

Editar

O ícone “Editar” possibilita ao usuário trocar as informações do relatório. Representado por um símbolo de caneta, em sua primeira instância na cor cinza.
I1914 - Ícone Editar cinza
Ao passar o cursor do mouse, fica na cor azul e aparece o nome do ícone.
I2557 - Ícone Editar azul
Clicando nele, o sistema leva o usuário até a página de cadastramento de relatório.
I2433 - Página Relatórios - editar
Essa página tem todos os campos que o usuário utilizou no momento em que cadastrou o relatório. Sendo assim, ele pode alterar todas as informações que desejar. O diferencial desta página é que, abaixo dos blocos, o botão salvar e exportar foram unificados.
I890 - Salvar e Exportar

Uma vez já criado o modelo de relatório, essa base já foi salva. Sendo assim, a edição já exporta automaticamente o relatório com as novas informações. Ao clicar nesse botão, o sistema faz o processamento e efetua o comando da exportação, gerando a caixa suspensa de
confirmação.
I1712 - Caixa suspensa - exportar relatório
A caixa suspensa é composta por:
01 – O símbolo do arquivo enviado;
02 – Mensagem de afirmação, informando que o arquivo está sendo gerado;
03 – Mensagem de informação de acompanhamento do arquivo;
04 – “Fechar”, para voltar à página “Relatórios”;
05 – “Acompanhar progresso”, clicando nesse botão, o sistema abrirá a página “Lista de exportações”, no qual ele pode acompanhar o arquivo sendo exportado.

Gerar
O ícone “Gerar” possibilita que o usuário apenas crie um novo relatório, sendo assim, tendo confiança nas informações colocadas o template original. Representado pelo símbolo de uma seta para baixo, em sua primeira instância na cor cinza.
I2434 - Ícone gerar cinza
Ao passar o cursor do mouse, fica na cor verde e aparece o nome do ícone.
I2435 - Ícone gerar verde
Ao clicar nesse botão, o sistema faz o processamento e efetua o comando de gerar um novo relatório. Sendo assim, o sistema gera a caixa suspensa de confirmação.
I1712 - Caixa suspensa - exportar relatório
A caixa suspensa é composta por:
01 – O símbolo do arquivo enviado;
02 – Mensagem de afirmação, informando que o arquivo está sendo gerado;
03 – Mensagem de informação de acompanhamento do arquivo;
04 – “Fechar”, para voltar à página “Relatórios”;
05 – “Acompanhar progresso”, clicando nesse botão, o sistema abrirá a página “Lista de exportações”, no qual ele pode acompanhar o arquivo sendo exportado.

Observações
01 – Quando o usuário gera um relatório do modelo “Cartão de ponto digital”, esse ícone fica desabilitado, pois essa ação é única e só pode ser realizada uma vez. Com isso, o ícone aparece para o usuário desabilitado, com a cor original e mais clara.
I2436 - Gerar desabilitado
I2437 - Gerar desabilitado 2

Excluir

O ícone “Excluir” possibilita ao usuário excluir o relatório criado. Representado pelo símbolo de uma lixeira, em sua primeira instância, na cor cinza.
I1921 - Lixeira cinza
Ao passar o cursor do mouse, fica na cor vermelha e aparece o nome do ícone.
I1922 - Lixeira vermelha

Clicando nele, o sistema leva o usuário até uma caixa suspensa que permite a exclusão do relatório.

I1818 - Caixa suspensa - apagar
Composta por:
01 – Ícone de X vermelho;
02 – Mensagem de confirmação, se o usuário deseja mesmo excluir o relatório;
03 – Mensagem de confirmação, se o usuário deseja mesmo excluir o relatório com o seu respectivo nome;
04 – Botão “Cancelar”, que cancela a ação e volta para a página anterior.
I277 - Botão cancelar cinza
05 – Botão “Confirmar”, para salvar a ação.
I278 - Botão confirmar vermelho
Ao clicar no botão “Confirmar”, o sistema recarrega a página excluindo o relatório.
I2438 - Apagar - página carregada
Emitindo a notificação “Relatório deletado com sucesso”.
I1820 - Notificação Relatório deletado com sucesso.

Abaixo das colunas está a linha correspondente à organização da página, ou seja, é neste campo que o usuário consegue visualizar a quantidade de linhas/relatórios dentro desta página.
I281- Linhas por página

O usuário pode ordenar a quantidade de linhas através do filtro preestabelecido pelo sistema. Com opções de 10,25,50 ou 100 linhas por página.
I363 - Linhas por página ordenas 02