Central de Ajuda

Buscar e cadastrar um cartão de ponto

Lupa
No botão “Lupa” o usuário poderá buscar um tipo de cartão de Ponto já cadastrado.
I319 - Ícone Lupa
Ao ser clicado, o sistema abre a caixa de busca da lupa. A partir dessa caixa, o usuário pode digitar o nome do tipo de Cartão de Ponto que deseja buscar.
I320 - Caixa aberta do botão lupa
À medida que é digitado o nome do tipo de afastamento, aparecerá na área das colunas.
I2314 - Caixa aberta do botão lupa 10.6

Novo Cartão de Ponto

No botão “Novo Cartão de Ponto”, o usuário poderá cadastrar um novo cartão ponto.
I2315 - Botão Novo Cartão de Ponto

Clicando nele, o usuário será levado para outra página que contém o bloco “Definição de Período do Cartão Ponto”, no qual define as informações iniciais para realizar o cadastramento de um novo cartão ponto.
I1518 - Bloco Definição de Período do Cartão Ponto
Composto pelos campos:

01 – “Período”, neste campo o usuário seleciona o intervalo de tempo que corresponde ao cartão ponto. Ao clicar no filtro, o sistema apresenta um calendário suspenso, permitindo que o usuário selecione o conjunto de datas.
I1519 - Período 10
Se preferir, essas datas podem ser digitadas manualmente pelo usuário nos campos correspondentes.

Observações
01 – Ao selecionar as datas, a primeira e a última data do período ficam em um tom de azul mais escuro e os dias do intervalo em tom de azul mais claro.
I1426 - Intervalo de período
02 – O campo “Período” é de preenchimento obrigatório, se o usuário não colocar essa informação e tentar avançar, o sistema o impede, gerando a informação e tornando o campo vermelho.
I1520 - Período 10 - obrigatório

02 – “Templates”
, neste campo o usuário seleciona o formato gráfico que deseja implementar ao cadastrar um novo cartão ponto. Esse campo já vem com os nomes dos templates cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
I1521 - Template - opções

Observações
01 – Para que os nomes apareçam nos Modelos, é necessário que o usuário os cadastre em “Relatórios”.
02 – O campo “Templates” é de preenchimento obrigatório, se o usuário não colocar essa informação e tentar avançar, o sistema o impede, gerando a informação e tornando o campo vermelho.
I1522 - Templates - obrigatório

Com os campos preenchidos, por meio do botão “Avançar”, o usuário prossegue com a ação.
I1523 - Avançar

Posteriormente, o sistema leva o usuário para a etapa 2 do bloco: “Definições Básicas para o Cartão de Ponto”.
I2316 - Bloco Definição de Período do Cartão Ponto 2
A partir desse bloco, o usuário visualiza as informações adicionadas na etapa 01.
I2317 - Bloco Definição de Período do Cartão Ponto 2 - informações 1

Tendo a possibilidade de trocá-las a partir da palavra “Trocar” em azul na frente do período. Clicando nela, o usuário é levado de volta à etapa 01.
I1518 - Bloco Definição de Período do Cartão Ponto
Abaixo dessas informações, o sistema traz três filtros, em que o usuário define as especificações de quem receberá o cartão que está sendo criado.

São eles:

01 – O campo “Empresa”, para escolher a empresa correspondente dentro do grupo socioeconômico para realizar a ação.
I2213 - Campo empresa

02 – “Departamentos”, para selecionar qual o departamento dos colaboradores que serão adicionados ao cartão ponto. Esse campo, já vem com os nomes dos departamentos cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
I1417 - Campo Departamentos 14.3

Observações

01 – Para aparecerem os nomes dos departamentos, é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastros/Departamentos”.
02 – “Funções”, para selecionar quais são as funções dos colaboradores que serão adicionados no cartão ponto. Esse campo já vem com os nomes das funções cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
I1049 - Funções 18
Observações
01 – Para aparecerem os nomes das funções, é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastros/Funções”.
02 – O campo “Funções” é interligado ao “Colaboradores”, sendo assim, ao selecioná-lo, o usuário precisa selecionar conforme a função cadastrada para cada colaborador. Se selecionar uma função que não corresponde ao colaborador, o sistema limpa o campo “Colaboradores”, dando ao usuário a oportunidade de recolocá-lo.

03 – “Colaboradores”, para selecionar qual colaborador será adicionado ao novo cartão ponto. Esse campo, já vem com os nomes dos colaboradores cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
I716 - Colaboradores - opções
Observações
01 –
Para aparecerem os nomes dos colaboradores, é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastros/Colaboradores”. Com as devidas informações cadastradas, o sistema leva o usuário para a etapa 3 do bloco: “Definições Básicas para o Cartão de Ponto”, no qual o usuário visualiza os colaboradores que selecionou para realizar a ação.
I1526 - Bloco Definição de Período do Cartão Ponto 3
A partir desse bloco, o usuário visualiza as informações adicionadas na etapa 1 e 2.
Novo ProI2318 - Bloco Definição de Período do Cartão Ponto 3 - informações 1 e 2jeto

A partir da palavra “Trocar” em azul, na frente do período, em Definições básicas, tendo a possibilidade de trocar alguma informação. Clicando nela, o usuário é levado de volta à etapa 01 ou 02. Abaixo dessas informações, o sistema traz duas colunas, que a partir delas, o usuário define a ação.

São elas:

Seleção
Na coluna “Seleção” o sistema fornece ao usuário a opção de escolher um ou mais colaboradores para prosseguir com a ação.
I205 - Coluna Seleção
Nome
Na coluna “Nome” o sistema fornece ao usuário o nome dos colaboradores da empresa;
I1346 - Coluna nome 14.5
Abaixo do bloco “Definições Básicas para o Cartão de Ponto”, há dois botões que direcionam as ações do colaborador.

São eles:

01 – “Voltar”, clicando neste botão, o usuário desconsidera as ações feitas até o momento e retorna à página inicial.
02 – “Gerar Cartão de Ponto”, é a partir desse botão que o usuário constitui o novo cartão ponto. Em sua primeira instância fica na cor azul-claro, indicando que está desabilitado.

I1529 - Gerar Cartao de Ponto

Para prosseguir com a ação, é necessário que o usuário selecione os colaboradores correspondentes. Ao realizar essa ação, o botão fica na cor azul-escuro indicando que está habilitado.
I2319 - Seleção habilitada
I1531 - Gerar Cartao de Ponto azul

Com a seleção feita, clicando no botão “Gerar Cartão de Ponto”, o sistema gera a caixa suspensa de confirmação.
I1534 - Caixa suspensa - gerar cartão ponto
Composta por:
01 – O ícone de calendário;
02 – Mensagem informando qual ação será realizada;
03 – Mensagem informando da consequência da ação e questionando se o usuário deseja realmente realizá-la;
04 – “Voltar”, clicando neste botão o usuário desconsidera as ações e volta à página anterior;
05 – “Gerar cartões”, clicando neste botão o usuário finaliza a ação, indicando ao sistema que ele concorda com as informações e deseja prosseguir. Sendo assim, o sistema recarrega a página direcionando o usuário no bloco “Gestão dos Cartões de Ponto”.
I2320 - Gerar cartão ponto - página recarregada
Emitindo a notificação “Cartões gerados com sucesso”.
I1536 - Notificação cartões gerados com sucesso

Observações
01 – Para o usuário gerar um novo cartão ponto para seus colaboradores, é necessário que anteriormente ele realize a apuração de ponto dentro do sistema, no período que deseja criar o cartão. Sendo assim, caso não realize previamente essa ação, quando chegar na etapa 3 do bloco “Definições Básicas para o Cartão de Ponto”, o sistema gera uma mensagem de erro na frente do nome do colaborador, impossibilitando o usuário de seguir com a ação.
I1544 - Mensagem de erro 01
Ao clicar na mensagem, o sistema informa o motivo.
I1532 - Mensagem de erro 01
02 – O sistema possibilita o usuário gerar um cartão por período para aquele colaborador, caso ele tente cadastrar um novo cartão com um período já selecionado, na etapa 3 do bloco “Definições Básicas para o Cartão de Ponto”, o sistema gera uma mensagem de erro na frente do nome do colaborador impossibilitando-o de seguir com a ação.
I1544 - Mensagem de erro 01
Ao clicar na mensagem, o sistema informa o motivo.
I1533 - Mensagem de erro 02
02.1 – Para reverter essa situação, é necessário que o usuário cancele o cartão e crie um novo após o cancelamento.