Central de Ajuda

Horários Fixos

A página “Horários Fixos” é a primeira ramificação do ícone “Cadastros”, a partir dela o usuário pode registrar e editar os horários padrões dos colaboradores.

I1889 - Página Horários Fixos

Localizado na primeira ramificação do quinto ícone do Menu, simbolizado pelo ícone ao lado:

I1057 - Ícone horário fixo

Visualizando a página “Horários Fixos”, você encontrará os botões padrões de todas as páginas, juntamente com as outras ferramentas e suas funcionalidades.

I1890 - Horários Fixo - botões padrõesI1847 - Foto do usuárioI19 - Ícone conversar com o atendente

Ao visualizar a página “Horários Fixos” o usuário encontrará o bloco “Horários Cadastrados”, é neste bloco que ele conseguirá realizar as ações.

I1891 - Bloco Horários Cadastrados

No canto superior direito do bloco há os botões: “Lupa” e “Novo Horário”.

Lupa

No botão “Lupa”, o usuário poderá buscar um horário já cadastrado.

I319 - Ícone Lupa

Por ser um botão de busca, sua aplicabilidade só se habilita na página que já tem horários cadastrados. Ao ser clicado, o sistema abre a caixa de busca da lupa. A partir dessa caixa o usuário pode digitar o nome do horário que deseja buscar.

I320 - Caixa aberta do botão lupa

A medida que você digita o horário, ele aparecerá na área das colunas.

I1892- Caixa aberta do botão lupa - digitação 9.1

Novo Horário

No botão “Novo Horário” o usuário poderá cadastrar um novo horário fixo.

I1893 - Novo Horário

A página para cadastrar um novo horário é bem completa,dividida em blocos e abas posicionados estrategicamente para facilitar a gestão dos horários.

I1894 - Página Novo Horário

Logo que é aberta, o usuário visualiza o bloco “Dados do Horário”.

Dados do Horário

I1061 - Bloco Dados do Horário-9

É a partir deste bloco que se cadastram as informações básicas do horário.

Ele é composto por:

01 – O título do bloco;

02 –Nome”: neste campo o usuário insere a nomenclatura correspondente ao horário que será cadastrado.

03 –Quantidade de registros”: a partir deste campo o usuário seleciona a quantidade de registros que o colaborador tem que fazer, quando ele tem esse horário para cumprir.

Observações

01 – As setas ao lado da caixa é um atalho para aumentar ou diminuir a quantidade de marcações;

02 – Neste campo devem ser inseridos apenas números em seu preenchimento;

03 – A quantidade de registros devem ser sempre números pares, uma vez que representa a entrada e a saída do colaborador.

Sendo assim, neste campo só é aceito o preenchimento de números pares, se o usuário colocar um número ímpar, o sistema gera um alerta no campo.

I1062 - Quantidade de registros - pares

Abaixo do bloco “Dados do horário” o sistema apresenta duas abas. São elas: “Horários e configurações diárias” e “Configurações”.

Horários e configurações diárias

Nesta aba o usuário configura a forma que vai ser o horário.

I1895 - Horários e configurações diárias

01 –Dia”, nesta coluna o sistema traz para o usuário os dias da semana de segunda-feira até domingo.

02 –Colunas de marcação”, nestes campos que o usuário insere os horários que moldam esse horário em específico.

Observações

01 – A quantidade de campos para ser inseridos os horários das batidas variam de acordo com a quantia de registros indicados no bloco “Dados do Horário

02 – Estes campos permitem ao usuário criar um horário de trabalho único, podendo inserir nos campos, horários variados de acordo com a necessidade.

I1064 - Colunas de marcação OBS

03 –Tipo de dia”, nesta coluna o usuário visualiza a categoria que esse dia em específico pertence.

A nomenclatura correspondente varia conforme o horário de trabalho que está sendo criado.

I1065 - Tipo de dia

04 –Total Carga Horária”, nesta coluna o usuário consegue visualizar o total de horas que o colaborador naquele dia tem que trabalhar a partir dos horários de marcação de ponto.

I1066 - Total Carga Horária

05 – A coluna “Opções” é a responsável por possibilitar o usuário a fazer operações a partir de seus ícones.

05.1 –Replicar”, neste ícone o usuário pode duplicar as informações do dia correspondente para os demais dias.

Representado por um símbolo de duas janelas, em sua primeira instância na cor cinza.

I1067 - Ícone replicar

Ao passar o cursor do mouse, fica na cor amarela e aparece o nome do ícone.

I1068 - Ícone replicar amarelo

Clicando nele, o sistema leva o usuário a uma caixa suspensa de confirmação da ação.

I1069 - Ícone replicar - caixa suspensa

Composta por:

01 – Ícone de Arquivo enviado;

02 – Mensagem de confirmação, se o usuário deseja mesmo replicar os horários;

03 –Seletor“, se o usuário deseja replicar também as configurações do dia;

04 –Agora não”, botão que cancela a ação e volta para a página anterior.

05 –Confirmar” para salvar a ação;

06 –Xisinho” para fechar a caixa suspensa.

Ao clicar no botão “Confirmar” o sistema recarrega a página replicando as informações.

06.2 –Configurações”, neste ícone o usuário pode configurar todas as informações próprias do horário de trabalho que está sendo criado.

Representado por um símbolo de engrenagem, em sua primeira instância na cor cinza.

I1070 - Ícone configurações

Ao passar o cursor do mouse, fica na cor azul e aparece o nome do ícone.

I1071 - Ícone configurações azul

Clicando nele, o sistema leva o usuário a caixa suspensa de configuração.

I1072 - Caixa suspensa de configuração

Composta pelos campos:

01 – Nome da caixa suspensa com o dia de referência;

02 –Tipo de dia”, neste campo o usuário seleciona a natureza do dia correspondente.

Esse campo, já vem com os nomes dos tipos de dia já cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.

I1073 - Tipo de dia

03 –Tolerância”, a partir deste campo o usuário indica o tempo máximo de compreensão para que o colaborador efetue a marcação depois do horário estipulado.

04 –Fechamento”, a partir deste campo o usuário define o horário que é considerado a última hora do dia. Essa função serve para colaboradores que têm jornadas de trabalho que se estendem ao período que passa das 23h59min. Com isso, se o colaborador efetuar uma marcação após esse período, o sistema entende que a batida vai para o dia seguinte, não para o dia atual. Colocando um horário limite de fechamento, o sistema aceita a marcação de ponto até o horário informado.

05 –Somar tempo +/-”: neste campo o usuário indica ao sistema que uma certa quantidade de horas daquele dia, dentro da carga horária do colaborador, será aumentada ou diminuída.

06 –Marcadores de turno”: são campos que definem qual parte do dia será a jornada de trabalho do colaborador.

Podendo ser “Diurno”, durante o período do dia, ou “Noturno” durante o período da noite.

07 –Flags”: campos habilitadores de características específicas.

Estes habilitadores são de uso facultativo, mediante à necessidade do usuário de adicioná-lo àquele horário, ou não.

Por padrão, ficam na cor cinza.
I390 - Habilitador cinza
Ao ser habilitado, na cor azul.
I391 - Habilitador azul

07.1 – Flag “Sobreaviso
I1078 - Flag Sobreaviso

Habilitando este flag, o usuário indica ao sistema que ao cumprir este horário, o colaborador está cumprindo aviso-prévio.

Ao ser habilitada o sistema gera os campos para ser inserido o intervalo de tempo.

I1074 - Sobreaviso campos

07.2 – Flag “Almoço Livre
I1079 - Flag Almoço Livre

Habilitando este flag, o usuário indica ao sistema que o colaborador não tem um horário definido para almoçar, podendo fazer o prazo em qualquer horário dentro da sua carga horária.

Ao ser habilitada, o sistema gera um campo para selecionar as marcações que serão afetadas. Já vem com as opções cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de  seleção.

I1075 - Almoço livre - opções

A quantidade de opções varia de acordo com a quantidade de intervalos de marcações (saída/entrada).

07.3 – Flag “Intervalo de lanche

I1080 - Flag Intervalo de lanche

Habilitando este flag, o usuário indica ao sistema que o colaborador terá um horário definido, dentro das marcações, para realizar o lanche.

Ao ser habilitada, o sistema gera um campo para selecionar as marcações que serão afetadas. Já vem com as opções cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de  seleção.

I1076 - Intervalo de lanche

Junto ao campo, o sistema gera a flag “Intervalo de lanche livre”.

I1077 - Intervalo de lache livre

Ao ser habilitada, o usuário indica ao sistema que o colaborador não tem um horário definido para lanchar, podendo fazer o prazo em qualquer horário dentro da sua carga horária.

07.4 – Flag “Multiplicar Intrajornada

I1897 - Flag Multiplicar Intrajornada

Habilitando este flag, o usuário indica ao sistema que ao cumprir esse horário, a intrajornada do colaborador será multiplicada por um valor x em porcentagem.

Ao ser habilitada, o sistema gera um campo para que seja inserida a devida porcentagem.

I1898 - Campo digite um valor

Observações

  • As setas ao lado da caixa é um atalho para aumentar ou diminuir a porcentagem;
  • Neste campo devem ser inseridos apenas números em seu preenchimento.

08-Voltar”: neste botão o usuário desconsidera as ações e volta à página “Novo horário”.

09-Salvar”: clicando no botão “Salvar” o sistema efetua a ação, levando o usuário de volta à página “Novo horário.”

I1899 - De volta a página Novo horário

Emitindo a notificação “Sucesso ao atualizar configurações do dia“.

I1081 - Notificação sucesso ao atualizar configurações do dia

10 – Clique no “X” para fechar a caixa suspensa.

Abaixo da coluna “Opções” o usuário visualiza o quantitativo da carga horária semanal do colaborador.

I1242 - Carga Horáraria semanal

À medida que ele vai preenchendo o horário, ela vai somando automaticamente.

Configurações

Nesta aba o usuário configura informações específicas do horário que será criado.

I1900 - Aba Configurações

Ela é dividida em 4 ramificações, sendo elas: “Parametrização básica”, “Noturno”, “Faixas e extras”, “DSR”.

I1083 - Configurações ramificações

Parametrização básica

Na ramificação “Parametrização básica” o usuário define parâmetros para o horário de trabalho.

I1901 - Aba Parametrização básica

Essa ramificação é composta por flags, campos habilitadores de características específicas.

Estes habilitadores são de uso facultativo, mediante a necessidade do usuário de adicioná-lo àquele horário, ou não.

Por padrão, ficam na cor cinza. I390 - Habilitador cinza

Ao ser habilitado, na cor azul. I391 - Habilitador azul

01.1 – Flag “Habilitar banco de horasI1084 - Flag Habilitar banco de horas

Ao ser habilitada, o usuário indica ao sistema que neste horário o colaborador trabalha com banco de horas.

Habilitando esta flag, o sistema gera a aba “Banco de horas”. A partir dela o usuário define as informações características do banco de horas que corresponde a esse horário.

I1095 - Aba Banco de horas

Ela é composta por 4 colunas, são elas:

01.1.1 –Dia da semana”: nesta coluna o sistema traz para o usuário os dias da semana (de segunda-feira até domingo), folgas e feriados.

01.1.2 –Horas/Percentual”: nesta coluna o usuário informa ao sistema a quantidade de horas feitas a mais que será enviada para o banco de horas naquele dia, ou a mesma informação por porcentagem. 

01.1.3 – “Multiplicador”, nesta coluna o usuário informa ao sistema a quantidade de horas que serão multiplicadas e irão ao banco do colaborador. Por exemplo, o colaborador fez 1h, e se no campo multiplicador for colado, x2, no banco de horas serão contabilizadas, 2h, pois o valor foi multiplicado.

01.1.4 – “Banco de horas”: esta coluna é composta pela flag “Não enviar extras”. Sendo assim, ao habilitá-la o usuário informa ao sistema que mesmo se o colaborador fizer horas a mais, elas não devem ser enviadas para o banco de horas.

Observação
01 – Ao habilitar essa flag o sistema desabilita automaticamente o campo de preenchimento das horas.

I1096 - Não enviar extras habilitado

01.2 –
Ademais a nova aba, habilitando esta flag o sistema gera a flag “Exibir horas faltosas somente no banco de horas”.
I2639 - Flag Exibir horas faltosas somente no banco de horas
I2640 - Flag Exibir horas faltosas somente no banco de horas 2

01.1.5 –Replicar”: nesta coluna o usuário pode copiar as informações do dia correspondente para os demais dias.

Representado por um símbolo de duas janelas, em sua primeira instância na cor cinza.

I1067 - Ícone replicar

Ao passar o cursor do mouse, fica na cor amarela e aparece o nome do ícone.

I1068 - Ícone replicar amarelo

Clicando nele, o sistema repete a ação da coluna “Banco de horas” para todos os dias, ou seja, se a flag “Não enviar extras” estiver habilitada, os campos da coluna “Horas/Percentual” estarão desabilitados e vice-versa.

01.2 – Flag “Habilitar horário compensado”.

I1085 - Flag Habilitar horário compensado

Ao ser habilitada, o usuário indica ao sistema que, neste horário, quando na apuração de ponto, será emitido um alerta, informando esta condição.

01.3 – Flag “Ativar Pré- Assinalado para horário de almoço”.

I1086 - Flag Ativar Pré- Assinalado para horário de almoço

Ao ser habilitada o sistema insere automaticamente o horário de almoço no dia, caso haja alguma marcação registrada. Este tipo de horário de almoço é um recurso em que o empregado não precisa registrar o ponto de entrada e saída para a pausa do almoço. O sistema automaticamente gera uma marcação, presumindo que o intervalo foi concedido ao trabalhador durante o período estipulado.

01.4 – Flag “Destacar almoço curto

I1087 - Flag Destacar almoço curto

Ao ser habilitada, o usuário indica ao sistema que, neste dia em específico o colaborador realizou de forma reduzida ou não cumpriou todo o seu horário de intervalo, menor do que o previsto pela CLT (minímo 1h, máximo 2h). Gerando um alerta na apuração de ponto, no dia de referência, não impactando na utilização do usuário do sistema e do colaborador de realizar o registro.
I2669 - Identificador de Almoço curto

01.5 – Flag “Considerar falta quando não possuir registro de ponto

I1088 - Flag Considerar falta quando não possuir registro de ponto

Ao ser habilitada, o usuário indica ao sistema que neste horário quando o colaborador não efetuar o registro de ponto será constato como falta.

01.6 – Flag “Agregar intervalo à carga”.

I1089 - Flag Agregar intervalo à carga

Ao ser habilitada, o usuário indica ao sistema que neste horário será inserido o intervalo a carga horária do colaborador. 

01.7 – Flag “Deixar em branco quando for folga

I1090 - Flag Deixar em branco quando for folga

Ao ser habilitada, o usuário indica ao sistema que, neste horário, nos campos de marcações, quando for folga do colaborador, não aparecerá opção de marcação, estando desabilitado e em branco.

01.8 – Flag “Não enviar dia falta para o banco de horas”.

I1091 - Flag Não enviar dia falta para o banco de horas

Ao ser habilitada, o usuário indica ao sistema que neste horário, o dia que o colaborador estiver ausente não contará no banco de horas.

01.9 – Flag “Separar dia falta das horas faltosas”.

I1092 - Flag Separar dia falta das horas faltosas

Ao ser habilitada, o usuário indica ao sistema que neste horário, na hora de realizar o cálculo, as horas faltas e o dia falta serão considerados coisas diferentes e separados.

01.10 – Flag “IntrajornadaI1902 - Flag Intrajornada

Ao ser habilitado caso o tempo de descanso seja desrespeitado, o trabalhador tem direito a receber hora extra intrajornada. 

01.11 – Flag “Definir interjornadaI1093 - Flag Definir interjornada

Ao ser habilitada, o usuário indica ao sistema que neste horário o usuário terá o espaço entre uma jornada e outra de trabalho específico.

Habilitando essa flag, o sistema gera o campo “Tempo mínimo” para o usuário definir esse espaço.

I1094 - Campo tempo minímo

Observação

01 – Este campo está em formato de horas, sendo assim, o seu preenchimento deve ser apenas por números.

Noturno

Na ramificação “Noturno” o usuário define parâmetros para o horário de trabalho na função noturna.

I1903 - Ramificação Noturno

Essa ramificação é composta por campos de intervalo para o usuário definir o horário noturno, são eles: o campo “início” e “fim”.

Por padrão, esses campos já vem preenchidos com os horários 05h00min e 22h:00min de acordo com a lei trabalhista.

As flags campos habilitadores de características específicas são de uso facultativo, mediante à necessidade do usuário de adicioná-la àquele horário, ou não.

Por padrão, ficam na cor cinza. I390 - Habilitador cinza

Ao ser habilitado na cor azul. I391 - Habilitador azul

01.1 Flag “Hora noturnas reduzidasI1098 - Flag Hora Noturna reduzida

Habilitando essa flag, o usuário indica ao sistema que as horas noturnas serão reduzidas para os colaboradores que cumprem esse horário.

01.2 Flag “Hora extra noturna reduzidaI1099 - Flag Hora extra noturna reduzida

Habilitando essa flag, o usuário indica ao sistema que as horas noturnas extras serão reduzidas para os colaboradores que cumprem esse horário.

01.3 Flag “Noturno estendido (Súmula 60 do TST)

I1100 - Flag “Noturno estendido (Súmula 60 do TST)

Habilitando essa flag, o usuário indica ao sistema que as horas noturnas serão entendidas para os colaboradores que cumprem esse horário.

01.4 Flag “Horas reduzidas em horas normais

I1101 - Flag Horas reduzidas em horas normais

Habilitando essa flag, o usuário indica ao sistema que as horas normais serão calculadas como horas reduzidas para os colaboradores que cumprem esse horário.
Atenção ao habilitar esta flag, pois ela impacta diretamente no cálculo e na apuração de ponto. 

01.5 Flag “Intervalo no adicional noturno

I1102 - Flag Intervalo no adicional noturno

O Adicional noturno é um acréscimo de no mínimo 20% sobre o valor da hora trabalhada durante a noite, previsto na CLT desde 1943. Ele é obrigatório para funcionários que trabalham entre as 22h e 5h da manhã. Ao habilitar essa flag, o usuário indica ao sistema que será contabilizado este mesmo acréscimo ao intervalo do colaborador que realiza suas atividades no período noturno, fugindo da regra que o colaborador não recebe pelo intervalo. 

01.6 Flag “Unir horas noturnas e normais

I1103 - Flag Unir horas noturnas e normais

Habilitando essa flag, o usuário indica ao sistema que as horas noturnas serão calculadas junto às horas normais para os colaboradores que cumprem esse horário.

Faixas e extras

Na ramificação “Faixas e extras” o usuário define para o sistema o grupo de dias e eventos que, se o colaborador ultrapassar do seu horário padrão, irá contar como hora extra.

I1904 - Faixas e extras

Contém em seu desenvolvimento o campo “Defina o agrupamento das faixas de extra

Esse campo já vem com os nomes dos agrupamentos cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.

I1104 - Campo defina o agrupamento das faixas de extra

Observações

01 – Dependendo da faixa que o usuário selecionar, o sistema reduz a quantidade de flags que podem ser habilitadas.

Disponibilizado conforme as correspondentes a cada tipo de faixa.

Exemplo: se o usuário selecionar o agrupamento

Úteis + Sáb + Dom + Feriado + Folga”, o sistema informará só as flags “Úteis” e “Úteis Noturno”.

I1122 - Faixas exemplos

As flags campos habilitadores de características específicas são de uso facultativo, mediante à necessidade do usuário de adicioná-lo àquela faixa de extra, ou não.

Por padrão, ficam na cor cinza I390 - Habilitador cinza

Ao ser habilitado, na cor azul. I391 - Habilitador azul

O usuário visualiza 10 flags iniciais que o possibilita fazer o agrupamento. Cada uma com sua aplicabilidade específica.

São elas:
02.1 – Flag “Úteis”, para as horas extras que serão feitas nos dias que são normal de trabalho; I1112 - Flag Úteis

02.2 – Flag “Sábado”, para as horas extras que serão feitas nos dias de sábado; I1113 - Flag Sábado

02.3 – Flag “Domingo”, para as horas extras que serão feitas nos dias de domingo; I1114 - Flag Domingo

02.4 – Flag “Feriados”, para as horas extras que serão feitas nos feriados; I1115 - Flag Feriados

02.5 – Flag “Folga”, para as horas extras que serão feitas no dia de folga do colaborador; I11156 - Flag Folga

02.6 – Flag “Úteis Noturno”, para as horas extras que serão feitas no dia normal, dentro do horário noturno; I1117 - Flag Úteis Noturno

02.7 – Flag “Sábado Noturno”, para as horas extras que serão feitas no dia de sábado, dentro do horário noturno; I1118 - Flag Sábado Noturno

02.8 – Flag “Domingo Noturno”, para as horas extras que serão feitas no dia de domingo, dentro do horário noturno; I1119 - Flag Domingo Noturno

02.9 – Flag “Feriado Noturno”, para as horas extras que serão feitas no dia de feriado, dentro do horário noturno; I1120 - Flag Feriado Noturno

02.10 – Flag “Folga Noturna”, para as horas extras que serão feitas no dia de folga do colaborador, dentro do horário noturno; I1121 - Flag Folga Noturna

Ao clicar em uma dessas flags, o sistema gera para o usuário a caixa suspensa “Configurações da faixa de extra do tipo: (nome da faixa de extra)”.

I1123 - Caixa suspensa Configurações da faixa de extra do tipo

Composta por:

01 – O título da caixa suspensa juntamente com o nome da flag selecionada;

02 –Tipo de Controle”, neste campo o usuário seleciona o momento que o sistema irá contabilizar essa faixa de extra.

Podendo ser diário, semanal e mensal;

Esse campo já vem com as opções cadastradas pelo sistema.

Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.

I1124 - Tipo de Controle - OPÇÕES

03 –Selecione uma faixa”, neste campo o usuário seleciona a faixa correspondente. Esse campo já vem com as opções cadastradas no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.

I1125 - Selecione uma faixa - Opções

Observação

Para que as faixas apareçam, é necessário que o usuário as cadastre em “Cadastros/Faixas de Extra”.

04 –Adicionar faixa”, a partir deste botão o usuário adiciona a faixa ao tipo de especificidade.

I1126 - Adicionar faixa

Clicando neste botão, o sistema gera no meio da caixa suspensa um bloco com as informações da faixa.

I1905 - Caixa suspensa - bloco com as informações da faixa.

Este bloco é dividido por 8 colunas. São elas:

01 –Faixa”, com a abrangência da faixa;

02 –Horas Extras”, com a quantidade de horas que o colaborador tem que fazer para essa faixa entrar em vigência;

03 –Porcentagem”, quantidade que a faixa abrange da hora extra;

04 –Nome”, nomenclatura da faixa;

05 –Multiplicação”, esta coluna é composta pela flag “Multiplicar faixa”.

I1128 - Flag Multiplicar faixa

Habilitando essa flag, o usuário indica ao sistema que, se o colaborador efetuar além do que essa faixa abrange, irá multiplicá-las;

06 –Envio da Multiplicação”, esta coluna é composta pela flag “Não enviar a multiplicação para o banco”.

I1231 - Flag Não enviar a multiplicação para o banco

Habilitando essa flag, o usuário indica ao sistema que não é para enviar a multiplicação ao banco de horas do colaborador;

07 –Banco de Horas”, esta coluna é composta pela flag “Não enviar faixa para o banco

I1232 - Flag Não enviar faixa para o banco

Habilitando essa flag, o usuário indica ao sistema que não é para enviar a faixa ao banco de horas do colaborador;

08 –Ações”, a coluna ações é composta pelo ícone “”.

I1233 - ícone de menos

Ao clicar nesse ícone o usuário retira a faixa selecionada.

Observações

01 – Se não tem nenhuma faixa cadastrada por meio do balão azul, o sistema informa ao usuário que é necessário inseri-la

I1234 - Nenhuma faixa cadastarada

02 – O usuário pode adicionar mais de uma faixa ao tipo.

I1906 - Mais de uma faixa cadastarada

Mediante a isso, o sistema deixa o campo “Selecione uma faixa” e o botão “Adicionar uma faixa”, presentes na caixa suspensa, para que o usuário adicione quantas faixas forem necessárias.

I1907 - Mais de uma faixa cadastarada - botões presentes

Sob os campos, tem dois botões que direcionam o usuário.

São eles: “Voltar” e “Salvar

Clicando no botão “Voltar”, o usuário desconsidera as ações e volta à página “Novo Horário”.

I144 - Voltar

Clicando no botão “Salvar“, o sistema salva a ação e retorna para a página “Novo horário” habilitando a flag correspondente.

I103 - Salvar

I1237 - Flag habilitada - gerenciar

Ao lado da flag, o sistema gera a função “Gerenciar”. A partir dela, o usuário pode editar as informações de faixa inseridas.

Ao lado da coluna com as flags das faixas, o usuário pode observar a coluna “Opções avançadas”.

Opções avançadas
Nas flags dessa coluna, o usuário seleciona características específicas para cada agrupamento de faixas criadas.

02.11 – Flag “Unificar faixas de extra com mesmo percentual”: adicionando esta flag, o usuário indica ao sistema que todas as flags adicionadas serão contadas com o mesmo valor.

I1106 - Flag Unificar faixas de extra com mesmo percentual

02 .12 – Flag “Descontar falta das extras”: adicionando esta flag, o usuário indica ao sistema que, se o colaborador tiver horas faltas / negativas e fizer hora extra, a quantidade será  descontada delas;

I1107 - Flag Descontar falta das extras

02 .13 – Flag “Não gerar extra em feriados”: adicionando esta flag, o usuário indica ao sistema que será contabilizado as horas que o colaborador fizer no feriado como horas extras;

I1108 - Flag Não gerar extra em feriados

02.14 – Flag “Unir extras noturnas extras normais”: adicionando esta flag, o usuário indica ao sistema que as horas extras noturnas e normais terão o mesmo valor.

I1109 - Flag Unir extras noturnas extras normais

02 .15 – Flag “Unir extras nas horas trabalhadas”: adicionando esta flag, o usuário indica ao sistema que as horas extras serão contabilizadas com o mesmo valor da hora normal.

I1110 - Flag Unir extras nas horas trabalhadas

02.16 – Flag “Não somar horas extras nas horas totais”: adicionando esta flag, o usuário indica ao sistema que as horas extras do colaborador não serão adicionadas às horas totais feitas no período da apuração.

I1111 - Flag Não somar extras nas horas totais

02.17 – Flag “Não somar intrajornadas nas horas extras”: adicionando esta flag,o usuário indica ao sistema que as horas computadas como intrajornadas do colaborador não serão adicionadas às horas extras no período da apuração.

I1908 - Flag Não somar Intrajornada nas horas extras

DSR
Na ramificação “DSR” o usuário define para o sistema as informações referentes ao descanso semanal remunerado dos colaboradores.

I1909 - Ramificação DSR

Essa ramificação é composta por três campos.

São eles:

01-DSR”, neste campo o usuário seleciona o dia da semana que será o de descanso do colaborador que cumprir este horário. Esse campo já vem com os nomes dos dias pelo sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
I1239 - Ramificação DSR - opções

02 –Fator de perda de DSR”, neste campo o usuário insere a quantidade de horas faltosas, que configura a perda do DSR;

03 –Valor do DSR”, neste campo o usuário insere a quantidade de horas que configura o DRS;

Sob os blocos, tem dois botões que direcionam o usuário.

Sendo eles: “Voltar” e “Salvar”.

Voltar

Clicando no botão “Voltar”, o usuário desconsidera as ações e volta à página “Horário Fixo”.

I144 - Voltar

Salvar

Clicando no botão “Salvar”, o sistema salva a ação e recarrega a página, levando o usuário à página “Horário Fixo”.

I103 - Salvar

O sistema salva a ação, recarrega a página, levando o usuário a página “Horário Fixo

I1910 - Página recarregada 9.1

Emitindo a notificação “Horário atualizado com sucesso”.

I1241- Notificação Horário atualizado com sucesso

Na página “Horário Fixo”, no bloco “Horários Cadastrados”, o usuário pode visualizar por meio das colunas as informações dos horários inseridos no momento de criação de um novo horário e a coluna “Ações”, que permite ao usuário realizar os procedimentos nos horários.

As colunas são:

ID
A coluna “ID” é a responsável por identificar, a partir de números, os horários criados.

I327 - Coluna ID

Nome

Nesta coluna o usuário visualiza a nomenclatura correspondente aos horários criados.

I1217 - Coluna nome - 11.1

Ações

A coluna “Ações” é a responsável por possibilitar o usuário a fazer operações a partir de seus ícones.

I1911- Coluna Ações 9.1

Colaboradores Relacionados

O ícone “Colaboradores Relacionados” possibilita que o usuário visualize os colaboradores que estão vinculados a este horário.

Representado por um símbolo de pessoa, em sua primeira instância, na cor cinza.
I1912 - Ícone Colaboradores Relacionados cinza

Ao passar o cursor do mouse, fica na cor azul e aparece o nome do ícone.
I1913 - Ícone Colaboradores Relacionados cinza azul

Clicando nele, o sistema leva o usuário até uma caixa suspensa que permite a visualização dos colaboradores.

I2109 - Ícone Colaboradores Relacionados - caixa suspensa

Composta por:

01 – O nome da caixa suspensa;

02 – Aba “Ativos”, que mostra os colaboradores conectados à escala;

I2110 - Ícone Colaboradores Relacionados - ativos

03 – Aba “Demitidos”, que mostra os colaboradores desconectados à escala;
I2111 - Ícone Colaboradores Relacionados - demitidos

Observações

01 – Caso não tenha nenhum colaborador vinculado, ou destituído à escala, o sistema não apresenta um colaborador na aba, só emite o alerta de: “Nenhum colaborador cadastrado”.

I339 - Nenhum colaborador cadastrado

Editar

O ícone “Editar” possibilita ao usuário trocar as informações do horário.

Representado por um símbolo de caneta, em sua primeira instância na cor cinza.

I1914 - Ícone Editar cinza

Ao passar o cursor do mouse, fica na cor azul e aparece o nome do ícone.

I1915 - Ícone Editar azul

Clicando nele, o sistema leva o usuário até a página de cadastramento de horários.

I1916 - Página Editar - Colaboradores Relacionados - Ações - Horário Fixo

Ao editar as informações da escala no botão “Salvar”, o sistema recarrega a página, já salvando as alterações.

I1917 - Página Editar recarregada 9.1

Emitindo a notificação “Horário atualizado com sucesso”.

I1241- Notificação Horário atualizado com sucesso

Duplicar Horário

O ícone “Duplicar Horário” possibilita ao usuário dobrar as informações do horário. Representado por um símbolo de duas janelas, em sua primeira instância na cor cinza.

I1918 - Ícone duplicar cinza

Ao passar o cursor do mouse, fica na cor amarela e aparece o nome do ícone.
I1919 - Ícone duplicar amarelo

Clicando nele, o sistema duplica o horário.

I1920 - Página recarregada - duplicada

Emitindo a notificação “Horário duplicado com sucesso

I1230 - Notificação Horário duplicado com sucesso

Excluir
O ícone “Excluir” possibilita ao usuário apagar o horário. Representado pelo símbolo de uma lixeira, em sua primeira instância na cor cinza.
I1921 - Lixeira cinza

Ao passar o cursor do mouse, fica na cor vermelha e aparece o nome do ícone.
I1922 - Lixeira vermelha

Clicando nele, o sistema leva o usuário até uma caixa suspensa que permite a exclusão do horário fixo.

I1923 - Caixa suspensa Excluir 9.1

Composta por:

01 – Ícone de X vermelho;

02 – Mensagem de confirmação, se o usuário deseja mesmo excluir o horário de trabalho;

03 – Botão “Cancelar”, que cancela a ação e volta para a página anterior. I277 - Botão cancelar cinza

04 – Botão “Confirmar” para salvar a ação. I278 - Botão confirmar vermelho

Ao clicar no botão “Confirmar” o sistema recarrega a página, excluindo a escala.

I1924- Página recarregada icone excluir 9.1

Emitindo a notificação “Escala fixa deletada com sucesso”.

I1198 - Notificação Escala fixa deletada com sucesso

Observações

01 – O ícone “Excluir” só se habilita e permite a exclusão do horário mediante a nenhum vínculo de colaborador;

02 – Se tiver colaboradores vinculados, o ícone “Excluir” aparece para o usuário desabilitado, na cor cinza claro;

I1925 - Ícone Lixeira apagado

Abaixo das colunas está a linha correspondente à organização da página, ou seja, é neste campo que o usuário consegue visualizar a quantidade de linhas/horários nesta página.

I281- Linhas por página

Podendo ordenar a quantidade de linhas pelo filtro pré-estabelecido no sistema, com opções de 10, 25, 50, ou 100 linhas por página.

I363 - Linhas por página ordenas 02