Central de Ajuda

Departamentos

A página “Departamentos” é a quinta ramificação da página “Cadastros”, a partir dela, o usuário pode registrar e editar os departamentos/setores no qual os colaboradores serão alocados.

I1968 - Página Departamentos

Localizado na quinta ramificação do quinto ícone do Menu, simbolizado pelo ícone ao lado: I316 - Ícone Cadastros

Visualizando a página “Departamentos”, você encontrará os botões padrões de todas as páginas, juntamente com as outras ferramentas e suas funcionalidades.

I1969 - Botões Padrões - DepartamentosI1847 - Foto do usuárioI19 - Ícone conversar com o atendente

Na primeira linha de visualização no canto superior esquerdo, o usuário encontrará o título do bloco. I318 - Título da página Cadastros

No canto superior direito os botões: “Lupa” e “Novo Departamento”.

Lupa
No botão “Lupa” o usuário poderá buscar um departamento já cadastrado.
I319 - Ícone Lupa

Ao ser clicado, o sistema abre a caixa de busca da lupa.

A partir dessa caixa, o usuário pode digitar o nome do departamento que deseja buscar.
I320 - Caixa aberta do botão lupa

À medida que é digitado o nome do departamento, aparecerá na área das colunas.

I1970 - Caixa aberta do botão lupa - digitação 9.5

Novo departamento
No botão “Novo Departamento” o usuário poderá cadastrar um novo setor.

I1971 - Botão Novo Departamento

Ao ser clicado, o sistema abre uma caixa suspensa.

I324 - Inclusao de um novo departamento

Composta por:

01 – O nome da caixa suspensa;

02 – O campo “Nome” para digitar o nome do departamento que será criado;

03 – Botão “Voltar”, para voltar à página anterior;

04 – Botão “Salvar” para salvar a ação;

05 –X“, para fechar a caixa suspensa.

Para cadastrar o novo departamento o usuário insere a nomenclatura que deseja no campo “Nome” e clica no botão “Salvar” para finalizar a ação.

I323 - Caixa Suspensa - Novo departamento

Salvando a ação, o sistema recarrega a página e sai do botão “Novo Departamento”.

I1972 - Novo departamento criado com sucesso

Ele gera uma notificação para o usuário “Departamento foi criado com sucesso”.

I326 - Notificação departamento criado com sucesso

Assim que terminar essa ação, o novo departamento já aparece automaticamente na área de colunas.

Observações
01 – O sistema limita a quantidade de caracteres que o usuário pode usar para escrever o nome do departamento em 100 caracteres. Ao chegar nessa quantia, o cursor para e o usuário não pode adicionar nenhum outro caractere.

Abaixo da linha superior, há três colunas que ajudam o usuário na organização dos departamentos.

São elas: “ID”, “Nome” e “Ações

ID
A coluna “ID” é a responsável por identificar, a partir de números, os departamentos criados.

I327 - Coluna ID

Nome
Na coluna “Nome” está a nomenclatura correspondente de cada departamento.

I328 - Coluna Nome

Ações
A coluna “Ações” é a responsável por possibilitar o usuário a fazer operações a partir de seus ícones.

I1951 - Coluna ações 9.3

Colaboradores Relacionados
O ícone “Colaboradores Relacionados” possibilita o usuário visualizar os colaboradores que estão vinculados neste departamento. Representado por um símbolo de pessoa e um verificado, em sua primeira instância, na cor cinza.
I1912 - Ícone Colaboradores Relacionados cinza

Ao passar o cursor do mouse, fica na cor azul e aparece o nome do ícone.
I1913 - Ícone Colaboradores Relacionados cinza azul

Clicando nele, o sistema leva o usuário até uma caixa suspensa que permite a visualização dos colaboradores.

I2109 - Ícone Colaboradores Relacionados - caixa suspensa

Composta por:

01 – O nome da caixa suspensa;

02 – Aba “Ativos”, que mostra os colaboradores conectados ao departamento;

I2110 - Ícone Colaboradores Relacionados - ativos

03 – Aba “Demitidos”, que mostra os colaboradores desconectados ao departamento.

I2111 - Ícone Colaboradores Relacionados - demitidos

Observações
01 – Caso não tenha nenhum colaborador vinculado, destituído ao departamento/não apresenta colaboradores, só emite o alerta de: “Nenhum colaborador cadastrado

I339 - Nenhum colaborador cadastrado

Editar
O ícone “Editar” possibilita o usuário a trocar o nome do departamento. Representado por um símbolo de caneta e papel, em sua primeira instância, na cor cinza.
I1914 - Ícone Editar cinza

Ao passar o cursor do mouse, fica na cor azul e aparece o nome do ícone.
I1915 - Ícone Editar azul

Clicando nele, o sistema leva o usuário até uma caixa suspensa que permite a troca do nome do departamento.

I343 - Ícone Editar - caixa suspensa

Ao editar as informações do departamento da escala no botão “Salvar”, o sistema recarrega a página, já salvando as alterações

I1973 - Página Editar recarregada 9.5

Emitindo a notificação “Departamento atualizado com sucesso”.

I345 - Notificação Departamento atualizado com sucesso

Vincular colaboradores
O ícone “Vincular responsáveis” possibilita ao usuário adicionar um colaborador/gestor responsável pela seção. Representado por um símbolo de várias pessoas, em sua primeira instância, na cor cinza.
I1937 - Ícone vincular responsaveis cinza

Ao passar o cursor do mouse, fica na cor amarela e aparece o nome do ícone.
I1938 - Ícone vincular responsaveis amarelo

Clicando nele, o sistema leva o usuário até uma caixa suspensa que permite a associação do colaborador.

I1186 - Caixa suspensa Vincular colaboradores

Composta por:

01 – O nome da caixa suspensa;

02 – O campo “Departamento” para selecionar o setor correspondente;

I349 - Ícone vincular responsaveis - caixa suspensa - departamento

03 – O campo “Função” para escolher o cargo do colaborador;

I350 - Ícone vincular responsaveis - caixa suspensa - função

04 – O campo “Colaboradores” para selecionar o nome colaborador;

I351 - Ícone vincular responsaveis - caixa suspensa - colaboradores

05 – Botão “Voltar”, para voltar à página anterior;

06 – Botão “Salvar” para salvar a ação;

07 –X”, para fechar a caixa suspensa. Após a seleção dos campos e clicando no botão “Salvar”, o sistema recarrega a página.

I1974 - Vincular responsaveis - Página recarregada 9.5

Emitindo a notificação “Responsáveis vinculados com sucesso”.

I355 - Notificação responsáveis vinculados com sucesso

Observações
01 – Os nomes que aparecerão nas “Opções” devem ser pré-cadastrados pelo usuário;
02 – Nos campos “Departamento”, “Função” e “Colaboradores”, o usuário tem a possibilidade de digitar o correspondente, ou clicar no campo e adicionar, mediante as opções;
03 – De acordo com adição dos campos “Função” e “Departamento”, os colaboradores correspondentes já vão aparecendo no campo “Colaboradores”;

I1189 - Caixa suspensa Vincular colaboradores 2

04 – O usuário pode incluir mais de um colaborador no campo “Colaboradores” e torná-los responsáveis;

I352 - Mais de um colaborador

05 – O campo “Colaborador” é um campo obrigatório e o seu não preenchimento não possibilita o usuário finalizar a ação.

06 – Os campos “Função” e “Departamento” são campos para auxiliar o usuário, caso ele não saiba quem é o colaborador responsável.

Não são campos obrigatórios e a falta de preenchimento permite o usuário finalizar a ação normalmente.

Excluir
O ícone “Excluir” possibilita o usuário apagar um departamento. Representado pelo símbolo de lixeira, em sua primeira instância, na cor cinza.
I1921 - Lixeira cinza

Ao passar o cursor do mouse, fica na cor vermelha e aparece o nome do ícone.
I1922 - Lixeira vermelha

Clicando nele, o sistema leva o usuário até uma caixa suspensa que permite a exclusão do departamento.

I1190 - Caixa suspensa Exclui 11.3

Composta por:

01 – Ícone de X vermelho;

02 – Mensagem de confirmação, se o usuário deseja mesmo excluir o departamento;

03 – Mensagem de confirmação, se o usuário deseja mesmo excluir o departamento com o seu respectivo nome;

04 – Botão “Cancelar”, que cancela a ação e volta para a página anterior. I277 - Botão cancelar cinza

05 – Botão “Confirmar” para salvar a ação. I278 - Botão confirmar vermelho

Ao clicar no botão “Confirmar” o sistema recarrega a página excluindo o departamento.

I1955 - Página recarregada icone excluir 9.3

Emitindo a notificação “Departamento deletado com sucesso”.

I362 - Notificação deparatmento deletado com sucesso

Observações

01 – O ícone “Excluir” só se habilita e permite a exclusão do departamento mediante a nenhum vínculo de colaborador;

02 – Se tiver colaboradores vinculados, o ícone “Excluir” aparece para o usuário desabilitado, com a cor original, porém mais clara;

I1925 - Ícone Lixeira apagado

Abaixo às colunas, está a linha correspondente à organização da página, ou seja, é neste campo que o usuário consegue visualizar a quantidade de linhas/departamento dentro desta página.

I281- Linhas por página

Podendo ordenar a quantidade de linhas, pelo filtro pré-estabelecido pelo sistema. Com opções de 10, 25, 50 ou 100 linhas por página.

I363 - Linhas por página ordenas 02