Central de Ajuda

Bloco Gestão dos Cartões de Ponto

O bloco “Gestão dos Cartões de Ponto” é dividido em cinco colunas que auxiliam o usuário na gestão dos cartões de ponto.

São elas:

Seleção
Nessa coluna, o sistema fornece ao usuário a opção de escolher um ou mais cartões ponto para realizar as ações.
I205 - Coluna Seleção
Mediante a quantidade de selecionados na coluna “Seleção”, ao lado do ordenador de resultados, o sistema mostrará a quantidade de linhas selecionadas.
I1548 - Quantidade de linhas selecionadas 2
Se não houver nenhuma seleção de colaboradores, não aparecerá essa quantidade de linhas.

Nome
Nessa coluna, o sistema fornece ao usuário o nome dos colaboradores da empresa que tem cartões gerados.
I1528 - Coluna nome 10
Período
Nessa coluna, o sistema fornece ao usuário os intervalos de tempos selecionados nos cartões de ponto criados.
I1549 - Coluna Período 10

Status

Na função “Status”, o sistema exibe a condição em que se encontra o cartão de ponto gerado.
I136 - Função Status
Dependendo de como esteja a solicitação, o sistema gera 6 opções de representação, sem uma ordem específica:
01- Aguardando assinatura; I73 - Aguardando assinatura
02- Assinado; I72 - Assinado
03- Cancelado; I74 - Cancelado
04- Em análise; I137 - Em análise
05- Revisão solicitada; I70 - Revisão Solicitada
06- Solicitação respondida. I71 - Solicitação Respondida

Ações
Na função “Ações”, o colaborador pode visualizar e realizar movimentações referentes àquele cartão de ponto selecionado.
I2325 - Coluna Ações 10

Histórico do Cartão
O primeiro ícone do botão ações é responsável por visualizar as informações de diálogo do cartão ponto. Representado pelo símbolo de um relatório, em sua primeira instância na cor cinza.
I2326 - Ícone Histórico do Cartão cinza
Ao passar o cursor do mouse, torna-se amarelo e aparece o nome do ícone.
I2327 - Ícone Histórico do Cartão amarelo

As informações aparecerão neste ícone conforme o status de cada cartão ponto. Os status aparecem aos poucos mediante às ações do gestor e do colaborador, sendo assim, para um perfeito entendimento colocaremos nesse tópico as visões do gestor e do colaborador em relação à mesma ação. Inicialmente, após o usuário gerar o cartão ponto e enviá-lo ao colaborador, o status é de “Aguardando assinatura”. Nesse status, ao clicar no histórico do cartão, ele levará o usuário para outra página.
I2328 - Histórico da solicitação - aguardando assinatura
Trazendo as informações
01 – Título da página;
02 – Status do Cartão ponto;
03 – Nome do colaborador;
04 – Período do cartão;
05 – Nome do criador do cartão;
06 – Data de criação;
07 – Botão voltar, caso usuário deseja voltar à página anterior;
08 – Baixar cartão, este botão fica desabilitado, pois é necessário a sua conclusão para ser baixado.

Nesse mesmo status, na visão do colaborador, ao clicar no cartão ponto, será direcionado para a visualização do cartão.
I2329 - Histórico da solicitação - aguardando assinatura - visão do colaborador

Sendo assim, mediante a sua ação, o status e o histórico do cartão é mudado. Ao solicitar uma revisão, o sistema gera para o colaborador a caixa suspensa para realizar a ação.
I1559 - Caixa suspensa - solicitar revisão
Composta por:
01 – Ícone de calendário em alerta;
02 – “Selecione o dia”, campo para o colaborador seletar no cartão ponto o dia no qual solicita a realização da alteração;
03 – “Motivo”, campo no qual o colaborador informa a causa da alteração no cartão de ponto.
04 – “Cancelar”, para desconsiderar as ações feitas e voltar à página anterior;
05 – “Solicitar Revisão”, nesse botão o colaborador realiza a ação.

Ao clicar nele, o sistema atualiza a página e volta para a página com os cartões ponto.
I2330 - Solicitação realizada - página recarregada

Emitindo a notificação “Solicitação enviada”.
I1561 - Notificação Solicitação enviada

Com essa solicitação enviada, o status do cartão ponto muda automaticamente para “Revisão solicitada”. Quando estiver nesse status, no Histórico da solicitação na visão do usuário, o sistema o leva para outra página no qual ele pode analisar as informações e realizar ações.
I1562 - Histórico da solicitação - Revisão Solicitada
Trazendo as informações:
01 – Título da página;
02 – Status do Cartão ponto;
03 – Período do cartão;
04 – Nome do criador do cartão;
05 – Data de criação da solicitação;
06 – Nome do colaborador;
07 – “Ir para a apuração de ponto”, clicando nesse botão, o usuário é direcionado para a página de apuração de ponto, no qual consegue visualizar as informações e realizar algumas ações.
08 – Dia questionado e o motivo apresentado pelo colaborador;
09 – Campo para o usuário responder o colaborador, e ao realizar a resposta, o sistema atualiza a página, criando um diálogo entre usuário e colaborador.
I2331 - Página comentário enviado
Emitindo a notificação “Comentário enviado com sucesso.”
I1564 - Notificação Comentário enviado com sucesso.

Sendo assim, na página do colaborador é criado a aba “Histórico da solicitação”, no qual ele consegue visualizar as mensagens enviadas por ele e pelo usuário – gestor do ponto.
I2332 - Aba Histórico da solicitação - colaborador
Abaixo do diálogo, o sistema traz três botões que direcionam o usuário.
I1603 - Três botões

São eles:

10 – “Voltar”, para retornar à página anterior;
11 – “Rejeitar Solicitação”, nesse botão o usuário desconsidera a solicitação do colaborador e a rejeita, respondendo-a. Realizando essa ação, o sistema atualiza a página, retornando para a página “Gestão dos Cartões de Ponto”.
I2333 - Página recarregada - rejeitar solicitação.

Emitindo a notificação “Status atualizado”
I1567 - Notificação Status atualizado

Mudando o status da solicitação para “Solicitação respondida”
I2624 - Solicitação Respondida

Na tela do colaborador, o status também é atualizado.
I2335 - Status atualizado - solicitação respondida - colaborador

E dentro do histórico o colaborador recebe uma mensagem automática, informando que o questionamento foi rejeitado pelo gestor.
I2336 - Mensagem automatica - questionamento rejeitado I1571 - Mensagem automatica - questionamento rejeitado 2
Tendo a possibilidade de realizar outro questionamento. Ao clicar no cartão ponto, na tela do usuário clicando, quando estiver nesse status, aparece as mesmas informações de quando o usuário realizou a solicitação.
I2337 - Página - solicitação respondida

Esse status se mantém até o usuário aprovar a solicitação.

12 – “Aprovar Solicitação e Refazer Apuração”, neste campo o usuário concorda com a solicitação do colaborador, e o sistema o leva até a apuração de ponto para refazer o cálculo e consertar o erro. Clicando nele, o sistema atual iza a página e leva o usuário para a página dos filtros da Apuração de Ponto.
I2338 - Solicitação aprovada - página recarregada
Emitindo a notificação “Essa requisição foi feita com sucesso”
I1574 - Notificação “Essa requisição foi feita com sucesso”

Voltando ao cartão ponto, em “Histórico da solicitação”, enquanto o usuário real iza a modificação, o s tatus do cartão ponto é alterado para “Em análise”, aguardando a mudança.  Tanto na página “Histórico da solicitação”, do usuário como do colaborador, o sistema traz a modificação e as informações. Sendo assim, no histórico aparece a mensagem automática: “A solicitação deste Cartão de Ponto foi aprovada e está em análise. Por favor, aguarde.”
I2339 - Histórico da solicitação - em análise - colaborador
I2340- Histórico da solicitação - em análise - usuário

E o usuário não consegue visual izar os cartões de ponto, sendo assim, na parte de cartão ponto, ele recebe uma mensagem para aguardar o ajuste.
I1580 - Cartão ponto - aguardando ajuste
Para finalizar a ação, é necessário que o usuário entre na apuração do ponto correspondente e realize a alteração.
I2341 - Em análise - Apuração de Ponto
Após a análise e a modificação necessária, nesse estágio da solicitação em específico, na apuração de ponto, aparecerá o botão “Concluir análise” para que o usuário finalize a ação.
I1577 - Concluir análise

Clicando nele, o sistema recarrega a página, voltando para “Gestão dos Cartões de Ponto”
I2342 - Página recarregada - analise concluida

Emitindo a notificação “Análise realizada com sucesso”
I1579 - Notificação Análise realizada com sucesso

Sendo assim, o cartão ponto retorna para o status “Aguardando assinatura”, com todo o histórico até o momento para que o usuário o assine.
I2343 - Historico da solicitação - aguardando assinatura 2

Após concluir que está tudo correto, o colaborador pode assinalar o cartão ponto no botão “Assinar”, no final da página.
I2344 - Para assinar

Clicando nele, o sistema gera para o colaborador a caixa suspensa de criação da assinatura.
I1583 - Caixa suspensa - assinar

Composta por:
01 – Ícone do lápis;
02 – Mensagem indicando sobre a primeira assinatura;
03 – Campo selecionador do estilo visual da assinatura.
Como a assinatura é digital, o sistema oferece opções para que o usuário defina qual combina mais com o colaborador. Sendo assim, ao clicar no campo torna-se de opções.
I1584 - Estilo visual - opções

O sistema oferece 4 tipos de assinaturas para que o colaborador escolha.

04 – “Cancelar”, para desfazer as ações e voltar para a página anterior.
05 – “Assinar”, nesse campo, o usuário assinala o cartão.

Clicando nele, o sistema recarrega a página.
I2345 - Página recarregada - cartão assinado
Emitindo a notificação “Cartão de ponto assinado”.
I1585 - Notificação Cartão de ponto assinado.

Sendo assim, automaticamente o status é modificado para “Assinado”. Com a página “Histórico da Solicitação” nesse status, o usuário consegue visualizar e acompanhar todas as ações feitas no processo até a assinatura, as informações do cartão juntamente com os detalhes e validação da assinatura.
I2346 - Historico da solicitação - assinado - 01

I2347 - Historico da solicitação - assinado - 02

Abaixo do histórico, por meio do botão “Baixar Cartão”, o usuário consegue visual izar o cartão assinado pelo colaborador e pelo responsável.
I1589 - Baixar Cartão

Nele o usuário consegue visual izar o cartão assinado pelo colaborador e pelo responsável. Clicando nele, o sistema abre outra guia no navegador, mostrando o cartão.
I1590 - Cartão Ponto - assinado

Na tela do usuário, ele consegue visual izar as mesmas informações do colaborador, tal qual o relatório e baixá-lo.
I1591 - Colaborador assinado 01
I2348 - Colaborador assinado 02
I1594 - Colaborador assinado 04

Caso aconteça alguma eventualidade e seja necessário cancelar o cartão de ponto, clicando em “Histórico da Solicitação”, o sistema apresentará as informações do cartão. Mas não permitirá que o usuário visualize o diálogo entre colaborador e usuário – gestor do ponto.
I1595 - Histórico da solicitaçao - cancelado
E ao baixar o cartão, tanto o usuário quanto o colaborador, o cartão será aber to em outra guia, mas com uma tarja indicando que foi cancelado, mostrando a data e o responsável pelo cancelamento.
I1596 - Cartao ponto - cancelado

Apuração de ponto
O segundo ícone do botão ações é responsável por levar o usuário até a apuração de ponto, onde ele consegue visualizar e realizar alteração em relação aos cálculos daquele cartão ponto. Representado pelo símbolo de um relógio, em sua primeira instância na cor cinza.
I2349 - Icone apuração de ponto cinza
Ao passar o cursor do mouse, fica na cor azul e aparece o nome do ícone.
I2350 - Icone apuração de ponto azul

Clicando no ícone, o usuário será levado para a primeira par te de filtros da página “Apuração de Ponto”.
I2211 - Página Apuração de Ponto - Filtros

Ao buscar as informações para a página “Apuração do Ponto”.

I2351 - Cancelar Cartão - caixa suspensa - página recarregada
Cancelar cartão
O terceiro ícone do botão ações é responsável pela exclusão do cartão de ponto. Representado pelo símbolo de lixeira, em sua primeira instância na cor cinza.
I1921 - Lixeira cinza
Ao passar o cursor do mouse, fica na cor vermelha e aparece o nome do ícone.
I1922 - Lixeira vermelha

Clicando nele, o sistema leva o usuário até uma caixa suspensa que permite a exclusão do cartão de ponto.
I1552 - Cancelar Cartão - caixa suspensa
Composta por:
01 – Ícone de X vermelho;
02 – Mensagem de conf irmação, se o usuário deseja mesmo cancelar o car tão ponto selecionado;
03 – Mensagem de conf irmação, se o usuário deseja mesmo excluir o car tão ponto com o seu respect ivo colaborador e período;
04 – Botão “Voltar”, que desconsidera as ações e volta para a página anterior;
05 – Botão “Somente Cancelar”, a partir deste botão o usuário apenas cancela o cartão ponto.

Clicando nele, o s istema recarrega a página e volta para o bloco “Gestão de Cartão de Ponto”.
I2351 - Cancelar Cartão - caixa suspensa - página recarregada
Emitindo a notificação “Cartões de ponto cancelados”.
I1542 - Notificação Cartões de ponto cancelados

05 – Botão “Cancelar Cartão e refazer”
, a partir deste botão, o usuário cancela o car tão ponto e tem a opção de refazer a apuração do ponto. Clicando nele, o sistema recarrega a página, direcionando o usuário para a página “Apuração” para que ele refaça os cálculos.
I2352 - Cancelar Cartão e refazer - caixa suspensa - página recarregada

Observações
01 – O ícone fica desabilitado quando o cartão já foi cancelado, poi s uma vez cancelado o si s tema não permite realizar essa ação novamente.
I2353 - Cancelar observações

Abaixo das colunas, está a linha correspondente à organização da página, ou seja, é neste campo que o usuário consegue visualizar a quantidade de linhas/cartões ponto dentro da página.
I281- Linhas por página
A quantidade de linhas pode ser ordenada pelo filtro preestabelecido pelo sistema, com opções de 10, 25 , 50 ou 100 linhas por página.
I363 - Linhas por página ordenas 02