A página “Banco de Horas” é a terceira ramificação do ícone “Apuração”, a partir dela, o usuário pode visualizar e incluir os bancos de hora dos colaboradores.
Localizado na terceira ramificação do décimo ícone do Menu, simbolizado pelo ícone abaixo.
Ao clicar, o usuário será levado par a página de referência.
Visualizando a página, você encontrará os botões padrões de todas as páginas juntamente com as outras ferramentas e suas funcionalidades.
Ao visualizar a página “Banco de Horas”, o usuário encontrará o bloco “Buscar colaborador”, é neste bloco que ele conseguirá realizar as ações.
Ele é composto por:
01 – “Colaborador”, neste campo o usuário seleciona o colaborador que terá movimentações em seu banco de horas. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
Observações
01- Para que os nomes dos colaboradores apareçam é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastro/Colaboradores”.
02- “Função exercida”, campo em que o usuário seleciona a função do colaborador correspondente para buscar o banco. Esse campo já mostra os nomes dos tipos de função cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
Observações
01- Para que os nomes das funções apareçam, é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastro/Funções”.
03- “Departamento”, campo no qual o usuário seleciona o departamento do colaborador correspondente para buscar o banco. Esse campo já mostra os nomes dos tipos de departamentos cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
Observações
01- Para que os nomes dos departamentos apareçam, é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastro/Departamentos”.
Observações
01 – O campo “Colaborador” é obrigatório, a falta de seu preenchimento impossibilita o usuário de realizar a ação. Ao tentar buscar sem o preencher, o sistema impede a ação tornando o campo vermelho.
02 – Os campos “Função exercida” e “Departamento”, são campos auxiliares, a falta de preenchimento deles não interfere na ação. Se o usuário realizar a busca sem os preencher, consegue buscar normalmente.
03 – Para que o usuário consiga realizar a busca do banco de horas do colaborador, é necessário que essa opção esteja inclusa no horário correspondente que o colaborador está alocado. Se o usuário selecionar um colaborador que não tenha a função Banco de horas habilitado, o sistema impede a ação e indica sobre a habilitação da característica.
Caso o colaborador tenha um horário que não tenha banco de horas e o usuário deseja incluir, basta seguir os passos para realizar essa ação: “Cadastros/Horário Fixo/ Editar (do horário correspondente)/ Configurações/ Parametrização básica/ Flag Habilitar banco de horas”.
04- “Buscar”, para realizar a busca.
Selecionando o colaborador e clicando em buscar, o sistema recarrega a página e gera novos blocos com as informações de referência ao bloco.
Com a busca, abaixo do bloco “Buscar colaborador”, o usuário visualiza o bloco “Pessoal”.
Com informações próprias do colaborador. Seu nome, departamento, função e o número no programa de Integração Social.
E o bloco “Banco de horas”, com informações próprias do banco do colaborador: o saldo do banco, a quantidade de horas extras e faltas.