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Abonar Colunas de Registro de Ponto

Quando o usuário seleciona a opção “Abonar colunas” ele indica para o sistema que será realizado a justificação em massa de colunas e consequentemente, marcações. Selecionando esta opção o sistema apresenta no bloco “Filtros”, outros campos a serem preenchidos.
I2263 - Bloco Filtros - Abonar Colunas

Composto por:
01 – O campo “Tipo de Lançamento” preenchido.
02 – O campo “Empresa”, para escolher a correspondente dentro do grupo socioeconômico para realizar a ação.
03 – “Flags” campos habilitadores de características específicas. Estes habilitadores são de uso facultativo, mediante a necessidade do usuário de adicioná-lo àquela ação, ou não.
Por padrão, ficam na cor cinza.
I390 - Habilitador cinza
Ao ser habilitado na cor azul.
I391 - Habilitador azul
03.1 – Flag “Sobrescrever abonos já lançados”
I1413 - Flag Sobrescrever abonos já lançados
Habilitando esta flag, o usuário informa ao sistema que os novos abonos serão lançados em cima dos que já estão no
sistema. Clicando nela, o sistema apresenta para o usuário a caixa suspensa informativa, “Deseja realmente substituir os abonos?” informando do risco da ação, dando a opção de realizá-la, ou não.
I1414 - Caixa suspensa informativa Deseja realmente substituir os abonos
Constituída por:
01 – Ícone de alerta;
02 – Mensagem de confirmação, se o usuário deseja mesmo substituir os abonos;
03 – Mensagem de confirmação, se o usuário deseja mesmo substituir lançamentos de abonos já existentes.
04 – Botão “Cancelar”, que cancela a ação e volta para a página anterior.
I277 - Botão cancelar cinza
05 – Botão “Confirmar” para salvar a ação.
I278 - Botão confirmar vermelho

Ao clicar no botão confirmar, o sistema volta a página e habilita a flag.
I1415 - Flag Sobrescrever abonos já lançados - haabilitado
04 – “Horário de Trabalho”, neste campo o usuário seleciona um horário para ir conforme o lançamento. Esse campo, já vem com os horários cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
I1416 - Campo horários de trabalho - opções

Observações
01- Para que os nomes dos tipos de horários de trabalho apareçam é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastro/Horários de Trabalho”.
02 – Mediante ao horário que for selecionado, se o usuário não alocou nenhum colaborador, não aparecerá nenhum nome no campo “Colaboradores” e fica sem opções.
I1418 - Campo Horário de trabalho - colaboradores - opções
E se já houver colaboradores alocados, no campo “Colaboradores” os nomes aparecem automaticamente.
I1419 - Campo Horário de trabalho - colaboradores - opções 2
03 – Este campo é obrigatório, o seu não preenchimento, o sistema impede o usuário de continuar com a ação, tornando o campo vermelho e informando dessa característica.
I1420 - Campo Horário de trabalho - campo obrigatório

Ao selecionar um tipo de horário, o sistema gera três campos que ajudam a filtrar para fazer o lançamento.

04 – Ao selecionar um tipo de horário, o sistema gera três campos que ajudam a filtrar para fazer o lançamento.

São elas:

4.1 – “Departamentos” para selecionar qual o departamento dos colaboradores que serão feitos os lançamentos. Esse campo, já vem com os nomes dos departamentos cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
I1417 - Campo Departamentos 14.3
Observações
01 – Para aparecerem os nomes das funções, é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastros/Funções”.

4.2 – “Funções”
para selecionar quais são as funções dos colaboradores que serão feitos os lançamentos. Esse campo, já vem com os nomes das funções cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
I1049 - Funções 18
Observações
01 – Para que aparecem os nomes das funções é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastros/Funções”
02 – O campo “Funções” é interligado ao “Colaboradores”, sendo assim, ao selecioná-lo, o usuário precisa selecionar conforme a função cadastrada para cada colaborador. Se selecionar uma função que não corresponde ao colaborador, o sistema limpa o campo “Colaboradores”, dando ao usuário a oportunidade de recolocá-lo.

4.3 – “Colaboradores”, para selecionar qual colaborador o novo comunicado se aplica. Esse campo, já vem com os nomes dos colaboradores cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
I716 - Colaboradores - opções
Observações
01 – Para aparecerem os nomes dos colaboradores, é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastros/Colaboradores”.
02 – Este campo é obrigatório; o sistema impede o usuário de continuar com a ação caso o usuário não o preencha, tornando o campo vermelho e informando dessa característica.
I1421 - Campo Colaboradores - campo obrigatório

05 – “Continuar”
I1422 - Botão Continuar
Ao preencher os campos e clicando no botão “Continuar”, o sistema gera o bloco “Alteração em massa” para realizar o lançamento.
I2264 - Bloco Alteração em massa
I1424 - Bloco Alteração em massa 2

Formada pelos campos:

01 – “Período”
, neste campo o usuário seleciona o período que será feito o lançamento. Ao clicar no filtro, o sistema apresenta um calendário suspenso, permitindo que o usuário selecione o conjunto de datas.
I1425 - Campo período 14.3

Se preferir, essas datas podem ser digitadas manualmente nos campos correspondentes pelo usuário.

Observações
01 – Ao selecionar as datas, a primeira e a última data do período ficam em um tom de azul mais for te e os dias do intervalo em tom de azul mais claro.
I1426 - Intervalo de período
02 – O campo “Período” é de preenchimento obrigatório, se o usuário não colocar essa informação e tentar avançar, o sistema o impede, gerando a informação e tornando o campo vermelho.
I1430 - Campos Período - obrigatório

02 – “Justificativas”
, neste campo o usuário seleciona uma causa para a alteração em massa. Este campo já vem com as justificativas cadastradas no sistema, ao clicar no campo, ele mostra todas as opções.
I1384 - Justificativa - opções

Observações
01 – Para os nomes das justificativas aparecerem no campo, é necessário que o usuário os cadastre em “Cadastros/Justificativas”.
02 – O campo “Justificativas” é de preenchimento obrigatório, se o usuário não colocar essa informação e tentar avançar, o sistema o impede, gerando a informação e tornando o campo vermelho.
I1431 - Campos Justificativas - obrigatório

03 – “Colunas”

Abaixo desses campos, há as colunas de marcação, no qual o usuário consegue marcar as colunas que deseja abonar.
I1428 - Colunas
Ao marcar um dos quadrados de referência, o outro correspondente já é habilitado automaticamente.
I1429 - Colunas meio habilitadas
Abaixo dos campos mencionados, o sistema apresenta o botão “Finalizar lançamento”, que finaliza a ação.
I1433 - Finalizar lançamento azul

Com os campos devidamente preenchidos, ao clicar no botão “Finalizar lançamento”, o sistema recarrega a página.
I2265 - Ações em massa - abononar colunas - página recarregada
Emitindo a notificação “Abono por pares enviado com sucesso”.
I1435 - Notificação Abono por pares enviado com sucesso

E gerando o bloco “Colaboradores alterados em massa”, no qual o usuário poderá visualizar o resultado da ação que acabou de realizar.
I2274 - Bloco Colaboradores alterados em massa

01 – Sob o nome do bloco, encontramos a coluna “Nome”, em que o usuário visualiza os nomes de seus colaboradores que tiveram a ação em massa realizada.
02 – Abaixo da coluna “Nome” está a linha correspondente à organização da página, ou seja, é neste campo que o usuário consegue visualizar a quantidade de linhas/nomes dentro desta página.
I281- Linhas por página
O usuário pode ordenar a quantidade de linhas através do filtro pré-estabelecido pelo sistema. Com opções de 10,25,50 ou 100 linhas por página
I363 - Linhas por página ordenas 02

Observação
01 – Após finalizar o lançamento, o botão “Finalizar lançamento” fica em um tom de cinza indicando que já foi realizada a ação e o botão está desabilitado, como mostrado na imagem abaixo.
I2266 - Finalizar lançamento - página
I2664 - Finalizar Lançamento - cinza