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Página Afastamento

A página “Afastamento” é a quarta ramificação do ícone “Movimentações”. A partir dela, o usuário pode lançar o tipo de afastamento aos colaboradores.

Localizado na quarta ramificação do décimo ícone do Menu, simbolizado pelo ícone abaixo:
I1247 - Ícone Afastamento

Ao clicar, o usuário será levado par a página de referência.
I2246 - Página Afastamentos
Visualizando a página, você encontrará os botões padrões de todas as páginas juntamente com as outras ferramentas e suas funcionalidades.
I2247 - Botões Padrões AfastamentosI1847 - Foto do usuárioI19 - Ícone conversar com o atendente

Ao visualizar a página “Afastamentos”, o usuário encontrará o bloco “Afastamentos”. É neste bloco que ele conseguirá realizar as ações.

No canto superior direito do bloco, o usuário encontra dois ícones: a “Lupa” e “Novo Afastamento”:

Lupa
No botão “Lupa” o usuário poderá buscar o afastamento já cadastrado.
I319 - Ícone Lupa

Por ser um botão de busca, sua aplicabilidade só se habilita na página que já tem colaboradores cadastrados. Ao ser clicado, o sistema abre a caixa de busca da lupa. A partir dessa caixa, o usuário pode digitar o nome do colaborador que deseja buscar.
I320 - Caixa aberta do botão lupa

À medida que o usuário digita o nome do colaborador, aparecerá na área das colunas.
I2248 - Caixa aberta do botão lupa 10.4

Novo afastamento
No botão “Novo afastamento”, o usuário poderá vincular um tipo de afastamento ao colaborador desejado.
I2249 - Novo Afastamento
Ao ser clicado, o sistema leva o usuário até a caixa suspensa “Afastamento” para realizar a locação.
I1250 - Caixa suspensa - afastamento

Composta por:
01 – Título da caixa suspensa;
02 – “Colaborador”, neste campo o usuário seleciona o colaborador que será afastado. Esse campo, já mostra os nomes dos colaboradores cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
I1251 - Colaborador - opções 14.4

Observações
01- Para que os nomes dos colaboradores apareçam, é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastro/Colaboradores”.

03 – “Tipo de afastamento”, neste campo o usuário seleciona o tipo afastamento que será alocado ao colaborador. Esse campo, já mostra os nomes dos tipos de afastamentos cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
I1252 - Tipo de Afastamento - opções 14.4
Observações
01- Para que os nomes dos tipos de afastamento apareçam, é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastro/Tipo de Afastamento”.
02 – Abaixo dos tipos de afastamento já cadastrados, o sistema apresenta ao usuário o botão “+Novo tipo de Afastamento”. Ao ser clicado, o usuário visualizará outra caixa suspensa no qual poderá cadastrar um novo tipo de afastamento.
I2250 - +Novo tipo de Afastamento

04 – “Período”, neste campo o usuário seleciona o período que o colaborador ficará afastado. Ao clicar no filtro, o sistema apresenta um calendário suspenso, permitindo que o usuário selecione o conjunto de datas.
I2251 - Período 14.4
Se preferir, essas datas podem ser digitadas manualmente nos campos correspondentes.

05 – “Tipo de Documento”
, neste campo o usuário poderá escolher o tipo de documento correspondente ao afastamento. Esse campo, já mostra os nomes dos tipos de documentos cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
I1255 - Tipo de Documento 14.4
Observações
01- Para que os nomes dos tipos de documentos apareçam, é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastro/Tipo de Documentos”.
02 – Abaixo dos tipos de afastamento já cadastrados, o sistema apresenta ao usuário o botão “+Novo tipo de Documento”. Ao ser clicado, aparecerá outra caixa suspensa em que o usuário poderá selecionar um novo tipo de documento.
I2242 - +Novo tipo de Documento

05 – “Selecione o arquivo”, permite ao usuário fazer upload referente ao tipo de documento desejado.
Para prosseguir com essa função, clique no botão “Carregar arquivo” e o sistema o direcionará para o explorador de arquivos de seu dispositivo para procurar o documento e anexá-lo.

06 – “Voltar”, para descartar as alterações e ir até a página “Afastamentos”.

07 – “Flags”
campos habilitadores de características específicas. Estes habilitadores são de uso facultativo, mediante a necessidade do usuário de adicioná-lo àquela ação, ou não.

Por padrão, ficam na cor cinza.
I390 - Habilitador cinza
Ao ser habilitado na cor azul.
I391 - Habilitador azul
07.1 – Flag “Bloquear usuários durante um período”.
I2644 - Flag Bloquear usuários durante o período
Habilitando esta flag, o usuário informa ao sistema quando o colaborador estiver afastado de suas atividades normais, não terá acesso ao sistema.

Observação
01 – Ao excluir um afastamento que possui este bloqueio, o usuário será desbloqueado automaticamente.

08 – “Salvar”
, para finalizar a ação. Ao preencher os campos obrigatórios conforme a sua necessidade, basta clicar no botão “Salvar” para concluir a ação. Ao Salvar, o sistema recarrega a página.
I2258 - Página Editar recarregada 10.4

Emitindo a notificação “Afastamento criado com sucesso”.
I1258 - Notificação Afastamento criado com sucesso

Observações
01- O campo “Tipo de Documento” se torna obrigatório, caso você tenha documentos para anexar.
02 – O campo “Selecione o arquivo” só é habilitado mediante a adição do campo “Tipo de documento”.
03 – Os campos “Colaborador”, “Tipo de afastamento” e “Período” são campos obrigatórios.

Se o usuário não os preencher, o sistema impossibilita que ele realize a ação, emitindo a notificação de campo obrigatório e tornando os campos vermelhos.
I1259 - Afastamento - campos obrigatórios