Colaboradores
Nesse nicho, o usuário consegue gerar os relatórios das ações interligadas diretamente aos funcionários da empresa. Clicando no ícone referente, o sistema abre a página correspondente para que o usuário realize as ações.
Essa página é formada por 3 blocos que direcionam o usuário na emissão do relatório. São eles:
1.1 – Dados básicos
Nesse bloco o usuário define o tipo de relatório e a sua respectiva nomenclatura.
Composto pelos campos:
1.1.1 – “Relatórios disponíveis”, este campo é responsável pelos t ipos de relatórios deste ícone, disponibilizados pelo sistema.
Como os tipos são inseridos pelo sistema ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
As opções são: afastamento, aniversariantes do mês, colaboradores, feriados trabalhados e quadro de horários.
Observação
01 – Este campo é obrigatório. Sendo assim, o seu preenchimento é essencial, caso o usuário tente finalizar a ação sem preenchê -lo, o sistema impede a ação alertando da obrigatoriedade e tornando o campo vermelho.
Mediante a seleção dessas opções, os outros blocos sofrem modificações em seus campos para se adequarem a cada tipo de relatório. Com o tipo de relatório selecionado, o sistema gera o bloco “Configurações”.
Esse bloco traz as flags: campos habilitadores de características específicas. Estes habilitadores são de uso facultativo, mediante a necessidade do usuário de adicioná-lo àquela faixa de extra, ou não.
Por padrão, ficam na cor cinza.
Ao ser habilitado, na cor azul.
1.1.1.2.1.1 – Flag “Incluir colaboradores demitidos”
Habilitando essa flag, o usuário indica que gostaria de exportar o relatório com as linhas de cores alternadas.
1.1.1.2.1.2 – Flag “Exibir linhas com cores alternadas (zebrada)”
Habilitando esta flag o usuário indica ao sistema na exportação o relatório terá as suas linhas com cores alternadas.
1.1. 2 – “Empresa”, neste campo o usuário escolhe a empresa correspondente dentro do grupo socioeconômico para realizar a ação.
1.1.3 – “Nome do Relatório”, neste campo o usuário inclui a nomenclatura do relatório.
Observação
01 – Este campo é obrigatório. Sendo assim, o seu preenchimento é essencial, caso o usuário tente finalizar a ação sem o preencher o sistema impede a ação, alertando da obrigatoriedade e tornando o campo vermelho.
1.2 – Filtrar por (opcional)
Este bloco é de uso opcional, nele o usuário filtra as informações que serão apresentadas no relatório. Inicialmente ele fica com o seu campo “Tipo de Filtro” desabilitado, pois o usuário ainda não selecionou nenhuma informação no bloco “Dados básicos”.
Selecionando o relatório, o campo habilita-se, permitindo que o usuário inclua os filtros . Para cada tipo de relatório, esse campo mostrará opções de filtros diferentes. Alguns dos filtros aparecerão em todos os modelos de relatórios, outros são específ icos. E o usuário pode selecionar apenas um, como na imagem abaixo:
Se quiser, pode selecionar mai s de um, como mostrado na imagem abaixo.
Ou ainda, dependendo da sua situação, o usuário pode selecionar todos os f iltros, como demonstrado na imagem abaixo.
Os f iltros são:
1.2.1 – “Colaboradores”, para selecionar qual colaborador aparecerá no relatório.
Esse campo já vem com os nomes dos colaboradores cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
Observações
01 – Para que os nomes dos colaboradores apareçam, é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastros/Colaboradores”.
02 – Esse filtro aparecerá para o usuário quando ele selecionar as seguintes opções de relatórios disponíveis: Afastamento, Feriados trabalhados ou Quadro de Horários.
1.2.2 – “Datas”, para selecionar qual a data o usuário deseja filtrar.
1.2.2.1 – Quando o usuário seleciona a opção “Afastamentos”, no campo data, o sistema traz a opção “Período de Afastamento” como única opção a ser selecionada.
1.2.2.2 – Ao selecionar a opção “Aniversariantes do mês”, no campo data, o sistema traz a opção “Data de Nascimento” como única opção a ser selecionada.
1.2.2.3 – Caso o usuário selecione a opção “Colaboradores”, no campo datas, o sistema traz opções específicas referentes a essa marcação do campo “Relatórios relacionados”.
1.2.2.4 – Quando o usuário seleciona a opção “Feriados trabalhados”, no campo data, o sistema traz a opção “Data de Feriado” como única opção a ser selecionada.
1.2.2.5 – Selecionando a opção “Quadro de horários”, no campo data, o sistema traz a opção “Período de Marcação” como única opção a ser selecionada para o usuário.
Junto a esse campo, o sistema apresenta o campo “Período”, no qual o usuário seleciona, dentre as opções do sistema, qual será o intervalo de tempo desejado. Como as opções já estão cadastradas no sistema, ao clicar no campo, ele mostra as opções.
1.2.3 “Departamentos”, para selecionar qual o departamento dos colaboradores aparecerão no relatório. Esse campo já vem com os nomes dos departamentos cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
Observações
01 – Para que apareçam os nomes dos departamentos, é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastros/Departamentos”.
02 – Este filtro aparecerá para o usuário quando ele selecionar todas as opções de relatórios disponíveis.
1.2.4 – “Funções”, para selecionar quais são as funções dos colaboradores que aparecerão no relatório. Esse campo já vem com os nomes das funções cadastrados no sistema. Sendo assim , ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
Observações
01 – Para que apareçam os nomes das funções , é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Cadastros/Funções”.
02 – Esse filtro aparecerá para o usuário quando ele selecionar todas as opções de relatórios disponíveis.
1 .2. 5 – “Centro de custo”, permite ao usuário selecionar qual centro de custo aparecerá no relatório. Esse campo já vem com os nomes dos centros de custo cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
Observações
01 – Para que apareçam os nomes dos centros de custo, é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Centro de Custo”.
02 – Este filtro aparecerá para o usuário quando ele selecionar as seguintes opções de relatórios disponíveis: Aniversariantes do mês , Colaboradores , Feriados Trabalhados e Quadro de Horários.
1.2.6 – “Status”, permite ao usuário selecionar qual a modalidade de colaboradores vai querer que saia no relatório. Podendo ser ativo ou inativo. Esse campo já vem com os nomes inseridos pelo sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções .
Observação
01- Neste caso, se o usuário desejar emi t ir relatórios com colaboradores ativos e demitidos, têm que acionar o filtro e a flag indicadora. Se quiser, só ativo, não é necessário habilitar nenhum campo e se quiser só os demitidos tem que habilitar “inativo” no filtro status.
02 – Este filtro aparecerá para o usuário quando ele selecionar as seguintes opções de relatórios disponíveis: Aniversariantes do mês, Colaboradores e Feriados Trabalhados.
1.2.7 – “Cadastro/Horário Fixo”, permite ao usuário selecionar a escala de trabalho dos colaboradores que aparecerão no relatório.
Esse campo já vem com o s nomes dos horários já cadastrados no sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções.
Observações
01 – Para que apareçam os nomes dos horários , é necessário que o usuário os cadastre anteriormente em “Horários de Trabalho”.
02 – Este filtro aparecerá para o usuário somente quando ele selecionar a opção Horário de Trabalho.
1.3. – Formatos
Neste bloco o usuário define as informações do arquivo.
Composto pelos campos:
1.3.1 – “Formato do arquivo”, neste campo o usuário seleciona a configuração final do documento. Esse campo já vem com os nomes dos formatos de arquivo já cadastrados pelo sistema. Sendo assim, ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções: PDF ou Excel.
Observações
01 – Dependendo da opção de Relatórios disponíveis que o usuário selecionar, esse campo fica desabilitado, com a opção pré-definida pelo sistema, indicando que só há um formato disponível para exportação.
1.3.2 – “Formato da impressão”, neste campo o usuário seleciona a configuração de impressão final do documento. Esse campo já vem com os nomes dos formatos dos tipos já cadastrados pelo sistema. Sendo assim , ao clicar no campo, torna-se de seleção com as opções: Paisagem (horizontal ) ou Retrato (Vertical ).
Observação
01 – Este campo é obrigatório, sendo assim, ao tentar salvar a ação sem preenchê-lo o sistema bloqueia o movimento, alertando o usuário sobre isso e deixando o campo vermelho.
Sob os blocos, o sistema mostra o botão “Editar Colunas”. Este botão permite que o usuário modif ique as colunas que aparecerão no relatório.
Clicando nele, o sistema gera a caixa suspensa de referência.
Composta por:
01 – Título da caixa suspensa;
02 – “Campos de seleção”, a partir deste campo o usuário define o status da coluna. Ele pode ficar nas seguintes cores:
Se estiver:
– Cinza com o check branco – signif ica que é uma coluna obrigatória neste modelo de relatório, predefinida pelo sistema e não habilitável.
– Contorno Cinza e preenchimento branco – significa que é uma coluna, até o momento desabilitada, sendo assim, o usuário pode habilitá-la a qualquer momento.
– Azul com o check branco – significa que é uma coluna habilitada, sendo assim, aparecerá no relatório.
03 – Abaixo aos campos de seleção por meio do botão “Marcar/Desmarcar todas”, o sistema permite ao usuário apagar ou adicionar todos os campos, dando a possibilidade de começar a seleção novamente.
Observações
01 – As colunas marcadas com contorno Cinza e preenchimento branco ou azul, com o check branco, são mutáveis, ou seja, podem ser habilitadas ou desabilitadas a todo momento antes da emissão do relatório.
02 – Essa caixa suspensa não é a mesma para todos os tipos de relatórios disponíveis, dependo do modelo selecionado, os campos a serem selecionados e os predefinidos serão alterados para o correspondente a cada opção.
03 – “Voltar”, para retornar a página “Relatório dos Colaboradores”.
04 – “Salvar”, clicando neste botão o sistema confirma e finaliza a ação.
No final da página o sistema traz três botões que direcionam o usuário, são eles:
01 – “Cancelar”, para desconsiderar as ações realizadas e voltar à página “Relatório”.
02 – “Salvar”, para finalizar a ação.
Com os campos preenchidos, clicando no botão “Salvar” o sistema atualiza a página “Novo Relatório de Colaboradores”.
Emitindo a notificação “Relatório criado com sucesso”.
03 – “Exportar”, este botão é para quando o usuário deseja exportar o relatório gerado.
Em sua primeira instância, ele fica desabilitado. Dessa forma, esse botão só é habilitado mediante o salvamento dos campos pelo botão “salvar”.
Salvando os campos ele se habilita e fica na cor verde mais escuro.
Ao clicar nesse botão, o sistema faz o processamento e efetua o comando da exportação. Exportando o arquivo, o sistema gera a caixa suspensa de confirmação.
A caixa suspensa é composta por:
01 – O símbolo do arquivo enviado;
02 – Mensagem de afirmação, informando que o arquivo está sendo gerado;
03 – Mensagem de informação de acompanhamento do arquivo;
04 – “Fechar”, para voltar à página “Novo Relatório de Colaboradores”;
05 – “Acompanhar progresso”, clicando nesse botão, o sistema abrirá a página “Lista de exportações”, no qual ele pode acompanhar o arquivo sendo exportado.
Após gerar o relatório, o sistema salva as informações, e ela será inserida na página “Relatórios”, em “Todos os Relatórios” e “Colaboradores”, que por sua vez deixará de ser “vazia”.
Para visualizar o relatório gerado é necessário que o usuário vá à página “Exportação/ Lista de Exportação” e baixá-lo. Dependendo da opção que escolher, verá um documento semelhante ao da imagem abaixo, composto pelas informações do sistema:
Como este relatório é do nicho “Colaboradores”, em sua visualização, o sistema traz o ícone de representação impresso ao relatório como identificador.